Jornal ÉME – Luanda – 18.02.25 – A província do Huambo está aberta a investimentos privados da Alemanha em áreas como indústria, economia, agricultura, mineração, ensino superior, investigação científica e formação de quadros.

O interesse foi manifestado durante a visita do embaixador alemão a Angola, Stefan Trauman, à região do Planalto Central.

O governador do Huambo, Pereira Alfredo, apresentou as potencialidades da província, destacando a sua localização estratégica, demografia favorável e as oportunidades oferecidas pelo Corredor do Lobito.

Pereira Alfredo ressaltou o interesse em parcerias com a Alemanha, mencionando o programa de formação em alterações climáticas do SASSCAL e a necessidade de qualificação em áreas como indústria e novas tecnologias.

O embaixador alemão, Stefan Trauman, confirmou o objectivo da visita em identificar oportunidades de negócios para empresas alemãs.

Ele elogiou o nível de execução de projectos em andamento com financiamento alemão e demonstrou interesse nas ofertas de investimento e apoio do governo local.

Durante a sua estadia no Huambo, o embaixador Trauman visitou a fábrica de vacinas animais, os centros culturais Manuel Rui e de Formação de Jornalistas, a plataforma logística e o Polo de Desenvolvimento Industrial da Caála.

Texto: JG