Jornal ÉME – Bié, 22.06.2025 — A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa , prestou, na última sexta-feira (20), uma homenagem solene aos mais de sete mil soldados sepultados no Memorial da Batalha do Cuíto, na comuna do Cunje, província do Bié, ao depositar uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido.
A cerimónia contou com a presença do Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, da primeira secretária provincial do Bié, Celeste Adolfo, bem como de distintos membros do Secretariado do Bureau Político do Partido.
No local, Mara Quiosa destacou que o monumento do Cuíto representa um símbolo de resistência e da bravura do povo angolano.
“Viemos aqui para honrar os homens e mulheres que deram as suas vidas na defesa do território nacional, durante a longa guerra civil que marcou a nossa história”, afirmou.
A Vice-Presidente apelou aos jovens do Bié a valorizarem e cuidarem do Memorial da Batalha do Cuíto, assim como de outros marcos históricos do País, como forma de preservar a memória dos que lutaram pela conquista da paz em Angola.
Num apelo à unidade nacional, exortou todos os angolanos, independentemente da raça, filiação partidária ou naturalidade, a unirem-se nas acções de consolidação da paz e da reconciliação nacional, condições indispensáveis para o progresso e desenvolvimento sustentável do País.
Texto: NJ
Fotos: DG