Jornal ÉME – Luanda – 21.01.25 – Vários Centros de Tratamento da Cólera, estão a ser erguidos junto das unidades de saúde do município de Cacuaco, província de Luanda, para reforçar as acções desencadeadas com o propósito de se travar a cadeia de contágio da doença.
Neste sentido, o governador da província de Luanda, Luís Nunes, efectuou na segunda-feira (20) uma visita de trabalho nos bairros Paraíso e Belo Monte, para constatar as condições dos centros, com particular atenção, para as medidas de segurança e prevenção da cólera no local.
Ao falar sobre o assunto, Luís Nunes, avançou que por ser uma doença ligada ao consumo de águas impróprias, foi recomendada à EPAL a criar as condições para o fornecimento regular do líquido precioso com qualidade à população destes dois bairros através de chafarizes instalados.
Luís Nunes, que esteve acompanhado do secretário de Estado da Saúde para Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, começou a visita no Hospital Municipal de Cacuaco, onde recebeu informações sobre as condições da unidade sanitária e do Centro de Tratamento da Cólera, instalado no interior do hospital para atender pacientes com sintomas da doença.
Com vista a dar corpo à luta contra a doença, o governo provincial procedeu a entrega de meios para o tratamento, combate e prevenção da doença, três motorizadas para apoiar os centros de tratamento no bairro Belo Monte, assim como para a distribuição do hipoclorito de sódio casa-a-casa.
Nas últimas 24 horas, as autoridades sanitárias sinalizaram 36 novos
casos de cólera, entre os quais, 23 na província de Luanda, nos municípios de Cacuaco (18), Kilambi Kiaxi (1), Kilamba (1), Hoji Ya Henda (1), Sambizanga (1) e Mulenvos (1).
Na província do lcolo e Bengo foram registados 10 novos casos, no Sequele (7), no Calumbo (1), em Catete (1) e na Quiçama (1). Foram igualmente sinalizados três novos casos na província do Bengo, nos municípios do Dande (2) e do Panguila (1), elevando para 612 o total de casos registados no País.
Texto: JA/DN