Jornal ÉME – Luanda – 14.02.23 – A empresa Media Claque distinguiu domingo (12), em Luanda, o melhor jogador, treinador, arbitro, defesa entre outras individualidades da época 2022 com o objectivo de valorizar a excelência e os feitos dos futebolistas.

A segunda edição da Gala Awards que contemplou 12 categorias, 22 prémios e 62 concorrentes, visou também premiar profissionais e amadores nas mais distintas classes futebolísticas. 

Os prémios foram atribuídos nas categorias de jogador, jogador revelação, treinador, pedaleiro (futebol feito nas comunidades), o mais popular, jogador na diáspora, dirigente, árbitro, árbitro assistente, jogador de Futsal e comentador que se destacaram durante o ano.

O treinador português Alexandre Santos, do Petro Atlético, foi distinguido com o título de melhor da época 2021-2022 em Angola, vaga em que concorreu com o compatriota Pedro Gonçalves, treinador da selecção angolana e do angolano João Mbelele, do Santa Rita de Cássia.

Na época 2021-2022, Alexandre Santos recebeu o título de campeão angolano pelo Petro de Luanda e levou ainda “os petrolíferos” a alcançar uma posição inédita nas meias-finais da Liga dos Clubes Campeões Africanos em futebol.

Na gala que distinguiu e homenageou, igualmente, comentadores e dirigentes desportivos, o defesa central português Pedro Pinto, do Petro de Luanda, também foi premiado.

O avançado brasileiro, também do Petro de Luanda, Tiago Azulão, venceu o prémio de melhor jogador da época, superando a concorrência dos colegas Kinito e Soares, ambos defesas do Petro de Luanda.

Tiago Azulão foi o melhor marcador do Girabola, com 21 golos, e foi o segundo melhor marcador da Liga dos Clubes Campeões Africanos em Futebol, com quatro golos.

Claque Magazine Awards, designação da Gala, tem regularidade anual e está enquadrado na agenda da Conferência de Negócios Desportivos Angolano (CONFENDA), outro evento realizado pela empresa, com o objectivo de valorizar a excelência e os feitos dos futebolistas que participam nas competições nacionais durante o ano civil.

Texto: JG/EMS