Jornal ÉME – Luanda – 15.01.24 – Os dirigentes e quadros de distintos departamentos do Comité Central do MPLA, assim como dos comités provinciais começaram nesta segunda-feira (15) em Luanda, a frequentar o curso avançado de formação político-ideológica para adquirir ferramentas necessárias para servir melhor o Partido e o País.

A sessão formativa terá a duração de três dias, e acontece, no Auditório do Comité Central do Partido, localizado no Complexo Turístico do Futungo II, cuja sessão de abertura foi orientada pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.

Ao intervir na sessão, Luísa Damião, considerou que o curso reveste-se de capital importância, na medida em que visa, entre outros, formar os quadros dirigentes à luz das matérias agendadas para os desafios do presente e do futuro, constituindo uma oportunidade para o reforço da inserção do Partido na sociedade e nas comunidades, conforme a orientação do Presidente do MPLA, João Lourenço.

Neste sentido, a dirigente sustentou que, o MPLA advoga a contínua formação e actualização dos quadros e dirigentes do Partido, pelo que, “este curso é fiel depositário do que manda o nosso Sistema Nacional de Formação Política de Quadros”.

“Estimados camaradas, o Curso Avançado de Formação Política – Ideológica é, no nosso entender, uma oportunidade para a construção de paradigmas alternativos, que sejam válidos para as necessidades políticas partidárias do momento” acrescentou a Vice-Presidente do MPLA.

Constitui objectivo central do curso, actualizar os quadros e dirigentes dos órgãos e organismos nacionais, intermédios sobre a base político-ideológica e os fundamentos de organização e do trabalho partidário.

Ao falar sobre a visão geral do curso, a Secretária do Bureau Político para a Política de Quadros, Ângela Bragança, disse que, a formação visa contribuir para a eficácia da gestão da vida interna, inovando os métodos e as práticas conducentes ao reforço da qualidade do trabalho político ideológico.

Ângela Bragança referiu também que, faz parte dos objectivos do evento, reforçar o desenvolvimento da identidade político-ideológica e partidária dos quadros e dirigentes para serem exemplares no cumprimento das suas responsabilidades e deveres de militantes.

Os intervenientes vão abordar matérias ligadas aos Fundamentos e Regras de Organização e Funcionamento do MPLA. Disciplina, Ética e Conduta Politicagem, Visão Geral das Principais Ideologias, bem como Liderança Política, Comunicação e Democracia Parlamentar.

Participam do curso os membros do Secretariado do Bureau Político, Conselho de Honra do MPLA, secretariados nacionais da OMA e da JMPLA, os primeiros e segundos secretários dos comités provinciais, a Direcção da Bancada Parlamentar e os deputados pelo círculo nacional residentes em Luanda, assim como membros do Executivo.

Fazem parte ainda do leque dos participantes, directores e chefes de divisão do Comité Central, formadores, conferencistas, comentadores e membros da bolsa de colaboradores do Secretariado do Bureau Político.

A sessão formativa que vai até ao próximo dia 17 do mês em curso, está integrado no sistema de educação político-ideológica do MPLA, e decorre com a cooperação do Congresso Nacional Africano (ANC) da África do Sul, e da Fundação Olof Palm da Suécia.

Texto: DN
Fotos: AP/DG