Jornal ÉME – Luanda –29.05.2025– Luanda acolhe nesta quinta-feira (29), uma conferência internacional de grande relevância, focada no papel relevante dos Países da Linha da Frente na libertação total da África Austral.

O evento, que decorre no Centro de Convenções de Talatona, conta com a representação do Secretário do Bureau Político do MPLA para as Tecnologias de Informação e Comunicação, Pedro Teta, em nome da Vice-Presidente do Partido, Mara Quiosa.

O encontro, uma iniciativa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, reúne ilustres figuras nacionais e internacionais das esferas política e militar, jornalistas, estudantes e membros da sociedade civil.
A conferência internacional está dividida em três painéis.

O primeiro painel, “O Papel dos Países da Linha da Frente”, abordou temas como “A Influência das FAPLA na consolidação da independência nacional, na libertação da Namíbia e no derrube do Apartheid”, com o General António dos Santos França “Ndalu” como prelector.

Os participantes também acompanharam o tema “A Formação dos Países da Linha da Frente e a sua influência na libertação da África Austral”, apresentado pelo antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano.

Complementando este painel, foi discutido “A Luta da SWAPO no contexto dos Países da Linha da Frente”, presidido pela Secretária-Geral da SWAPO, Sophia Shaningwa, culminando com uma sessão de perguntas e respostas entre intervenientes e prelectores.

Durante o período da tarde, o segundo painel trará temas como “A Presença cubana em Angola e sua influência no derrube do Apartheid e a libertação da África Austral”, a ser apresentado pelo General cubano Leopoldo Cintra Frías, e “A Participação da Rússia (Ex-URSS) na libertação da África Austral”, que terá como orador o embaixador Vladimir Tararov.

Finalmente, o terceiro painel abordará “O Papel da diplomacia na libertação dos países da África Austral”, com o tema “A Diplomacia angolana ao longo dos 50 anos”, que será prelecionado pelo diplomata Sebastião Izata.

Texto: NJ
Fotos: DG