Jornal ÉME – 21.04.24 – Luanda – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, felicitou neste domingo (21), na vila de Catete, província de Luanda, os fiéis da Igreja Tocoísta, pelo seu papel na consolidação da paz e na moralização da sociedade, visando, a pacificação dos espíritos e da sã convivência das famílias.

A dirigente partidária teceu estas considerações, na sua intervenção durante a cerimónia de encerramento das festividades da Teofania do Profeta Simão Gonçalves Toco, que simboliza o seu encontro com Deus,simbolizando a unção da sua missão cristã, que viria a chamar-se Tocoísmo, um movimento de luta contra a opressão e anúncio do renascimento da Igreja de Cristo em África.

O acto religioso decorreu sob o lema “Celebremos a Teofania com Oração a Deus, a Favor da Paz no Mundo e da Estabilidade na República Democrática do Congo RDC”.

Na sua alocução, Luísa Damião, enfatizou que os fiéis da “Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo”, são verdadeiros guardiões, e devem continuar a orar a favor da sua preservação e manutenção dado o seu importante significado na vida dos cidadãos.

De acordo com a Vice-Presidente do MPLA, a paz representa uma condição essencial para o pleno desenvolvimento do País e condição indispensável para garantir vida plena e uma economia forte e diversificada.

Luísa Damião agradeceu o convite do líder da igreja, para participar no evento histórico, num local que há 89 anos congregou o início do percurso da missão do líder espiritual Simão Toco .

A dignitária considerou um momento importante, enfatizando que todos os angolanos, são “ chamados para reflectir sobre a paz no Mundo e na República Democrática do Congo.

Destacou as qualidades do Presidente da República, João Lourenço, como um homem de paz , que tem estado incessantemente a lutar pela paz na região dos Grandes Lagos.

Por isso, relembrou que “nós angolanos sabemos bem o significado da ausência de paz, vivemos durante muitos anos, um conflito que ceifou a vida e destruiu o País”.

Ao valorizar a paz conquistada , apelou a todos os angolanos, a continuarem a preservar a paz e a darem o verdadeiro contributo para Angola continuar a caminhar e a ser um País que nos orgulha.

No final das celebrações, a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, dirigiu-se até ao altar do líder espiritual da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo, Bispo, Afonso Nunes, para fazer a entrega de uma oferta especial para a congregação, que foi muito aplaudida pelos fiéis.

Acompanharam a Vice- Presidente do MPLA, nesta peregrinação ao Santuário de Catete, a Coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central, Maria Antonieta Baptista, a Secretária do BP para Política Social, Maricel Capama, e a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, bem como, directores de departamentos do CC, entre outros.

Texto: NJ

Fotos: DDS