Jornal ÉME- Bié- 20.08.24- A 5.ª edição da Feira da Batata e do Milho, teve início, nesta segunda-feira (19), na cidade do Cuito, província do Bié, com o objectivo de identificar as capacidades dos actores económicos.

O evento alberga mais de 350 expositores e pretende evidenciar as potencialidades produtivas que a província dispõe, com a exposição de cerca de cinco mil toneladas de alimentos.

Para a edição do primeiro dia da apresentação, estiveram em mostra, várias toneladas de produtos, que devem proporcionar, segundo dados oficiais, um volume de negócios acima dos 1,5 mil milhões de kwanzas entre produtores locais e empresários do ramo agrícola de todo o País.

Embora só agora se esteja no período de colheita de grande parte da produção da campanha agrícola do ano 2023/2024, as autoridades da província esperam colher acima de duas mil toneladas de alimentos.

A previsão aponta que os produtores rurais, estimam vendas de mais de 600 toneladas de milho e 200 de batata rena, além de outros produtos colhidos, como é o caso do arroz produzido em Camacupa.

Com uma área de 492 mil e 42 hectares de terras úteis para a realização da agricultura em grande escala, o Bié mantém, desde 2019, a média de um milhão e 232 mil e 630 toneladas de produtos diversos por época, destacando-se o cultivo do milho, do arroz e da batata rena, que constituem os produtos mais cultivados na província.

JA/AP