Jornal ÉME – Luanda – 24.01.25 – O Ministério da Juventude e Desportos, considerou, (23/01) em Luanda, o desporto uma poderosa ferramenta de educação, cidadania e transformação social, capaz de proporcionar aos jovens oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Numa nota assinada pelo titular do departamento ministerial, Rui Falcão, por ocasião do 23 de Janeiro, Dia Nacional do Desporto, refere que a data reveste-se de grande significado para todos os angolanos, e representa o reconhecimento do sector como um pilar essencial na construção de uma Nação saudável, unidade próspera.
O documento aponta que desde a institucionalização da data, comemora-se anualmente, a 23 de Janeiro, o impacto positivo do desporto na formação dos jovens, promoção da inclusão social e no fortalecimento dos laços de amizade e solidariedade entre as comunidades.
Adianta igualmente que, o Executivo tem investido significativamente na
reabilitação e expansão das infraestruturas desportivas, e continuará a trabalhar com
determinação para garantir que estas estejam aptas para servir plenamente os cidadãos.
“Um exemplo concreto deste compromisso é a reabilitação do Complexo da Cidadela Desportiva, uma infraestrutura emblemática para o desporto nacional, que, uma vez modernizada, proporcionará melhores condições para a prática de diversas modalidades e para a realização de eventos de alto nível”, destaca o documento.
Paralelamente, novos projectos estão em curso para levar o desporto a todas as províncias, reforçando o compromisso do Governo em democratizar o acesso ao desporto e à actividade física.
Texto: JA/DN