Jornal ÉME – Luanda – 06.05.23 – O Ministério da Juventude e Desportos confirmou, recentemente, em Luanda, que o Estádio Nacional “11 de Novembro” será o campo do Petro de Luanda na primeira edição da Super Liga Africana de Futebol, a decorrer nos meses de Outubro e Novembro.

Segundo uma comunicação do Ministério da Juventude e Desportos, depois da avaliação dos técnicos do Laboratório de Engenharia de Angola (LEA) a infraestrutura foi dada como apta, quando no período anterior havia sido interditada para obras de restauro.

O documento ressalta que serão feitos reparos pontuais no quadro das recomendações da Confederação Africana de Futebol (CAF) para permitir que o estádio albergue jogos da prova africana e tão logo termine, volte a ser encerrado para os reparos abrangentes que se impõem.

O recinto, com capacidade para 50 mil espectadores, foi encerrado a 20 de Abril devido ao acentuado estado de degradação, resultante de uma manutenção deficiente desde que inaugurado por ocasião do Campeonato Africano das Nações (CAN2010).

O Petro de Luanda, campeão em título e líder do presente Girabola, faz parte das oito melhores equipas da actualidade no continente, por isso foi seleccionada pela CAF para fazer parte da edição inaugural da prestigiada competição continental.

As oito melhores equipas do ranking continental disputarão a fase experimental da prova.

Além do Petro de Luanda, fazem parte do ranking o Wydad, campeão africano, e o Raja Casablanca (ambos de Marrocos), Mamelodi Sundows (África do Sul), Simba da Tanzânia, Esperance de Tunis (Tunísia) e o Horoyq da Guiné.

Isentas de despesas aéreas e alojamento, suportadas pela CAF, cada equipa vai receber um bónus avaliado em um milhão de euros, estando reservado para o vencedor seis milhões de euros.

DN