Jornal ÉME – Luena, Moxico – 16.03.2025 – A Conferência Provincial Constitutiva do MPLA no Moxico, realizada (14), elegeu Ernesto Muangala com 99,6% dos votos, consolidando a sua liderança para o próximo mandato.

O evento decorreu sob a presidência do Coordenador do grupo de acompanhamento do Secretariado do Bureau Politico à Província do Moxico, Pedro Sebastião Teta.

Durante o encontro, foi eleito o novo Comité Provincial do Moxico, composto por 185 membros.

Este marco organizacional visa fortalecer a estrutura do partido na província e mobilizar a base para os desafios futuros.

Ao intervir no acto Pedro Teta fez um apelo à coesão dentro do partido, incentivando o trabalho em equipa e rejeitando práticas como a calúnia e a difamação.

O Coordenador também sublinhou que a força do partido reside na unidade e no respeito mútuo entre os seus membros, e advertiu contra a filiação motivada por meras ambições de promoção política.

Neste contexto, ressaltou a importância de um profundo entendimento da história do MPLA e da nação, exortando os membros a buscarem inspiração nos líderes fundadores para promover o desenvolvimento político e económico.

Pedro Teta, membro do Bureau Político do MPLA, evidenciou a complexidade do cenário enfrentado pela província, mencionando a escassez de recursos financeiros e as crescentes demandas da população.

Para o ano de 2025, sublinhou a necessidade de um planejamento estratégico adequado, e uma eficiência organizacional do MPLA, que visa garantir que os recursos disponíveis sejam alocados de forma eficiente e que as necessidades da população sejam atendidas de forma adequada.

A conferência contou com a participação de 537 delegados, que desempenharam um papel fundamental na eleição do novo primeiro secretário provincial.

Este evento faz parte do esforço contínuo do MPLA para alinhar as suas estruturas com a nova divisão política administrativa do país, sob o lema “MPLA – Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.

Texto: HT