Jornal ÉME – Luanda – 06.10.24 – Diversas mensagens de condolências, entre as quais da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, foram lidas neste sábado (05) em Luanda, durante as honras fúnebres do jornalista, Ismael Mateus, que faleceu no dia 01 de Outubro deste ano, em Luanda.

A nota do Gabinete da Vice-Presidente do MPLA, destaca que recorda “o jornalista Ismael Mateus, como um profissional dedicado, com um refinado faro jornalístico, que sempre desempenhou a profissão com elevada ética e deontologia”.

O documento refere ainda que as suas contribuições para o pensamento crítico e debate público, foram inestimáveis.

A sua partida, lê-se na mensagem, deixa uma lacuna difícil de preencher, mas o seu legado permanece vivo nas palavras que escreveu e nas ideias que tão brilhantemente defendeu.

As exéquias que decorreram no Comando do Exército (ex-RI 20) contou igualmente com a mensagem de condolências do Secretariado do Bureau Político do MPLA, lido na voz do Secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto.

De acordo com o político, o legado de Ismael Mateus vai perdurar por muito tempo, sempre que se estiver a falar de questões políticas, económicas e sociais, onde deixou bem patente a sua marca e evidenciou um profundo amor à sua Pátria e aos angolanos.

“Exortamos a classe jornalística a inspirar-se neste modesto mas excelente profissional que deixa com a sua partida prematura, um vazio que precisa de ser preenchido com briosos combatentes da verdade, contribuindo para que possamos construir uma sociedade cada vez mais digna e justa”, apela a nota.

Participaram na despedida do jornalista Ismael Mateus, vários membros do Bureau Político e do Comité Central do MPLA , da liderança do governo, representantes de instituições públicas e privadas com realce para à Associação dos Antigos Combatentes, a Federação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola, Liga dos ex-Presos Políticos, da Vice-Presidente da República, Fundação Bornito de Sousa, Conselho da Administração da Endiama, dos membros do Conselho da República e outras entidades.

Profissionais de comunicação social de diversos órgãos nacionais, familiares, entidades religiosas, auxiliares do Titular do Poder Executivo, entre outras pessoas despediram-se do jornalista Ismael Mateus.

Texto: JG
Fotos: DG