Jornal ÉME – Luanda – 31.01.24 –Os presidentes da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Líbano e Angola-França, nomeadamente Moahamed Nesser e Melquiades Kerlan, foram recebidos nesta quarta-feira (31) em audiência separadas pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Líbano, Moahamed Nesser, disse aos jornalistas que o encontro serviu para solicitar o apoio do Partido e do Governo, nas estratégias condizentes atrair mais investimentos por via da divulgação das potencialidades de Angola em todos os sectores da economia.

Ao destacar o trabalho realizado durante 30 anos em Angola, relembrou que foram implementados vários projectos no sector da indústria, onde foram feitos investimentos em centenas de fábricas e cerca de 700 empresas instaladas no país.

O presidente da Câmara Bilateral de Comércio e Indústria Angola-França, Melquiades Kerlan, aproveitou o momento para apresentar oficialmente a Vice-Presidente do Partido, a sua instituição , que foi criada em 2019, que tem como objectivo reforçar os laços de intercâmbio entre as empresas e os investidores dos dois países. Destacou que o encontro foi positivo, porque permitiu fazer uma abordagem específica na vertente dos assuntos ligados ao apoio, sobre o fortalecimento do investimento de empresas francesas em Angola e vice-versa.

“A Câmara também sente-se na obrigação de fazer atração do investimento privado, promover os negócios de Angola para a França como de França para Angola”, assinalou.

Encontro com organizações femininasAinda no princípio da tarde a Vice-Presidente do MPLA, manteve encontros em separado com duas organizações femininas ,em que se fez acompanhar da Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás.

A presidente do Núcleo Feminino da Rádio Nacional de Angola, Emília Rita Kacongo, apresentou a Vice-Presidente do MPLA, cumprimentos de cortesia e manifestou a disponibilidade da agremiação em apoiar as políticas do Executivo relativamente a promoção e empoderamento da mulher.

“Temos muitos desafios e queremos nos juntar a esse amplo trabalho de advocacia para que as mulheres ocupem o seu verdadeiro lugar na sociedade e tenham as mesmas oportunidades e direitos iguais a dos homens”.

Além da questão da promoção e protecção dos direitos da criança, Emília Rita apontou outros desafios na área do ambiente, educação, desporto e cultura.

Por outro lado, a direcção do Comité de Apoio a Mulher Angolana, também foi recebida pela Vice-Presidente, em que abordaram as acções das mulheres nos vários sectores de actividade, bem como na luta para conquista cada vez maior do seu espaço, afim de contribuírem para o desenvolvimento sustentável de Angola.

Texto: JG

Fotos: DG