Jornal ÉME – Luanda – 07.05.2026 – As províncias da Huíla e do Namibe já beneficiam de energia eléctrica de fonte hídrica, no âmbito da expansão do Sistema Eléctrico Nacional, com a entrada em funcionamento da linha de transporte de 220 kV Gove-Matala e respectivas subestações.

A infra-estrutura liga o Aproveitamento Hidroeléctrico do Gove, na província do Huambo, ao Posto de Seccionamento da Matala, numa extensão superior a 213 quilómetros, permitindo reforçar o fornecimento de energia na região sul do País.

O projecto inclui igualmente a Subestação do Lubango Leste, responsável pela alimentação da Subestação da Ferrovia, garantindo o fornecimento de energia à província do Namibe.

Com a nova infra-estrutura, os municípios da Matala, Quipungo, Capelongo, Lubango, Humpata, Chibia, Bibala e Moçâmedes passam a dispor de energia mais estável, fiável e sustentável, beneficiando directamente mais de 350 mil famílias.

Segundo uma nota do Ministério da Energia e Águas divulgada hoje, a integração do Lubango ao Sistema Eléctrico Nacional permitirá reduzir gradualmente a dependência da produção térmica a diesel, diminuir custos operacionais e reduzir emissões poluentes, além de criar melhores condições para o crescimento económico e social da região.

O sector da energia prevê ainda a conclusão, em 2027, da linha de transporte de 400 kV entre Belém do Dango, no Huambo, e a Subestação de Nombungo, no Lubango, numa extensão de cerca de 343 quilómetros.

O projecto deverá beneficiar aproximadamente um milhão de consumidores e criar condições para a futura interligação à rede eléctrica da África Austral.

Texto: JG