Jornal ÉME – Luanda – 05.06.2025 – A Embaixadora da Venezuela em Angola, Belén Orsini Pic, assegurou nesta quinta–feira (05),  em Luanda, que o seu país vive um clima de paz e estabilidade política.  

A declaração foi feita após a divulgação dos resultados oficiais das eleições legislativas e regionais de 25 de Maio.

Durante a conferência de imprensa “Café com a Embaixadora”, na sede da representação diplomática venezuelana em Talatona, a diplomata apresentou os resultados do que foi o 32º processo eleitoral da Revolução Bolivariana.

Belén Pic informou que o pleito elegeu, por sufrágio directo, secreto e universal, 285 deputados ao Parlamento, 24 governadores e 260 legisladores regionais, conforme o Artigo 63.⁰ da Constituição venezuelana.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgou os resultados finais das eleições legislativas, que confirmaram a vitória da aliança Grande Polo Patriótico (GPP), liderada pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

O GPP obteve 82,68% dos votos, conquistando 253 dos 285 assentos parlamentares.

As demais formações políticas tiveram os seguintes resultados: Aliança Democrática com 6,25%, União e Mudança com 5,18%, Força Vacinal com 2,57%, e votos nulos somaram 3,31%.

Nas eleições regionais, o PSUV venceu em 23 das 24 províncias do país, incluindo Estados-chave como Nueva Esparta, Zulia e Barinas, anteriormente governados pela oposição.

A única vitória opositora ocorreu no Estado de Cojedes, com a reeleição de Alberto Galíndez.

A Embaixadora Belén Orsini Pic destacou que a instalação da nova legislatura está prevista para 5 de Janeiro de 2026, de acordo com a Constituição.

Texto: DN