Jornal ÉME – Luanda – 07.09.24 – O embaixador de Angola na República de França, João Bernardo de Miranda, procedeu nesta sexta-feira (06) no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, ao lançamento da sua mais recente obra literária intitulada “Percurso de um Combatente: Feitos e Testemunhos Principais”.

A cerimónia de apresentação do livro foi testemunhada pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, que na ocasião considerou a obra uma exaltação ao patriotismo e enfatizou a importância dos jovens conhecerem a história do País e a valorizarem os feitos das acções nacionalistas e do quanto custou a liberdade.

Ao falar da importância da preservação da história de Angola, a Vice-Presidente, mencionou que o livro vai ajudar as novas gerações a ter um contacto directo com o percurso histórico que culminou com a conquista da Independência Nacional, e como foi possível inscrever Angola no concerto das nações como sujeito do Direito Internacional Público.

A obra de 264 páginas sob a chancela da Editora “Guerra e Paz”, conta as vivências do autor em diferentes sectores da vida pública, trazendo a sua história de sobrevivência desde o início da luta armada de libertação nacional, face as circunstâncias da sua própria vida, uma vez que se cruza com personalidades emblemáticas da luta pela Independência de Angola.

Apoiado em argumentos sólidos, a palavra viva de João Miranda foi convincente ao falar dos aspectos mais relevantes da história contemporânea de Angola, concretamente, a luta de libertação nacional, os exílios nos países vizinhos, a guerra civil, regresso dos refugiados, Estado monopartidário, diplomacia, jornalismo angolano, eleições multipartidárias, busca pela paz, entre outros temas.

Governantes, diplomatas, deputados, escritores, académicos, homens de cultura, estudantes universitários e políticos juntaram-se no mesmo espaço para acompanhar de perto a chegada de mais um livro no mercado literário angolano de autoria de João Bernardo de Miranda.

Como autor, João Miranda publicou o seu primeiro livro “Nambuangongo” em 1998, seguida de três outras obras de ficção, “Pethelo-a-Kuma – O Menino Inteligente” e “Hebu” ambas publicadas em 2012, e “Nova Evangelização, Precisa-se?” em 2021.

João Bernardo de Miranda nasceu a 18 de Julho de 1953, no município do Dande, província do Bengo, Angola, licenciado em Direito, é membro fundador da União dos Jornalistas Angolanos (UJA) e da antiga Associação dos Juristas Angolanos (AJA), sendo ainda membro da União dos Escritores Angolanos (UEA).

Texto: DN
Fotos: AP