Jornal ÉME – 24.03.22 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, recebeu (24), na Sede do Partido, em Luanda, o Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte.

Depois da audiência, o Embaixador português realçou tratar-se de uma visita de cortesia institucional que realiza com membros do Governo e forças vivas da sociedade angolana, desde que assumiu as suas funções em 1 de Março do corrente ano.

Quanto às eleições previstas para este ano em Angola, o diplomata desejou bons êxitos e que o acto seja mais uma etapa na consolidação da democracia, estabilidade política e do desenvolvimento económico de Angola.

Francisco Alegre Duarte avaliou as relações entre Angola e Portugal de muito profundas que resultam da “funda empatia” existente entre os dois povos amigos e países.

O Embaixador referiu que “o Presidente João Lourenço lançou-nos um repto, o de participarmos activiamente na diversificação económica de Angola e este será um dos meus focos, concentrar-me nisto para que haja mais e melhor investimento português em Angola, criar empregos e um espaço de prosperidade partilhada entre os nossos países”.

Para Francisco Alegre Duarte além das áreas que são tradicionalmente fortes, há prioridades noutras áreas com grande potencial para se trabalhar, como na agro-alimentar e energia hídrica. “Vamos ver, isso depende das empresas e das condições que forem criadas para atrair esses investimentos”.

As relações entre Angola e Portugal datam de longos anos, em vários domínios, com vantagens recíprocas.

Texto: JG
Foto: DDS