Jornal ÉME – Luanda – 15.05.23 – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu em audiência, nesta segunda-feira (15), na Cidade Alta, em Luanda, o embaixador da China em Angola, Gong Tao, com quem abordou, entre outros assuntos, as relações económicas entre os dois Estados.

No final do encontro, Gong Tao referiu, à imprensa, que Angola e a China mantêm acordos em diversos sectores com foco no desenvolvimento económico de interesse comum, num período em que os dois Estados comemoram 40 anos de parceria.  

O diplomata chinês fez saber que foram aflorados os níveis de execução das obras estratégicas em curso, suportadas pelo Governo de Xi Jinping, com destaque para a construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda “Dr. António Agostinho Neto”.

A China tem apoiado financeiramente diversas obras em curso em Angola, e pretende manter contactos ao mais alto nível para consolidar as relações políticas, diplomáticas e económicas.

Os dois países celebraram 40 anos das relações políticas e diplomáticas, iniciadas em 1983, e as trocas comerciais atingiram no ano transacto um valor de 207 mil milhões de dólares americanos.

DN