Jornal ÉME – Luanda – 06.11.24 – A representante do povo Luvale-Luena, Nyakatolo Anabela Ngambo Kaumba, reuniu-se na terça-feira (05) em Luanda, com o primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Américo Cunonoca, para abordar as questões socioeconómicas da província do Moxico.

No encontro entre o 1.º Vice-Presidente da Assembleia Nacional e a soberana do povo Luvale-Luena, Nyakatolo Kaumba, abordou-se, igualmente, a necessidade de mais vias de acesso à região, bem como a melhoria e aumento das instalações e de profissionais nos domínios da educação, saúde, agricultura, restauração, entre outros.

No entender da soberana, é urgente a necessidade de maiores investimentos locais nos distintos sectores, mas manifestou-se esperançada de que as assimetrias verificadas actualmente serão reduzidas em benefício da população.

Manifestou, igualmente, preocupação em relação ao sinal da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Rádio Nacional, que não se faz sentir em diversas áreas da região.

Outro tema abordado na audiência esteve relacionado com a nova divisão político-administrativa do país, aprovada recentemente e que leva à divisão da província do Moxico em duas, “Moxico e Moxico Leste”. Neste sentido, Nyakatolo Kaumba considerou que esta divisão permitirá uma maior aproximação dos serviços às populações.

Texto: NJ