Jornal ÉME – Luanda – 14.02.23 – A Polícia Nacional realizou, nesta terça-feira (14), no anfiteatro do Ministério do Interior (MININT), em Luanda, o primeiro Fórum de Liderança e Desenvolvimento de Pessoas dentro da Corporação, sob o lema “Transformar o efectivo em equipa de alta performance”.

O evento enquadra-se nas comemorações dos 47 anos da Polícia Nacional, a ser celebrado dia 28 deste mês.

De acordo com a directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional, Engrácia Costa, o fórum vai servir para discutir e determinar as estratégias de gestão de pessoas, através de soluções inovadoras.

O encontro visa melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos efectivos da instituição e transformar o paradigma de gestão de pessoal e quadros, de forma a dotar mais os quadros com capacidades de liderança e chefia.

“É um encontro fundamental no percurso histórico da Polícia Nacional, uma vez que desde o lançamento do Plano de Modernização e Desenvolvimento, em 2000, a instituição não voltou a fazer uma abordagem tão profunda quanto esta e com bases científicas em torno da gestão de quadros”, disse.

Engrácia Costa adiantou que o certame vai ser realizado anualmente, permitindo a reunião de membros do Conselho Superior da Polícia, gestores de recursos humanos dos comandos provinciais e das unidades centrais da instituição, com especialistas, nacionais e internacionais, de alto nível técnico e científico de gestão.

Entre os temas abordados destacam-se “O impacto das lideranças nas organizações”, “A importância dos princípios e valores para a manutenção das organizações”, “Gerir equipas de alta performance”, “Como atrair e reter os profissionais”, “A transição digital para onde nos leva” e “O que fazer para manter as pessoas felizes dentro das organizações”.

Texto: DN/EMS