Jornal ÉME – Luanda – 16.05.23 – Um encontro intitulado “Conversa Sobre Teatro”, no âmbito da oitava edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT), foi realizado domingo (14/05) no Elinga Teatro, em Luanda, com os prelectores Beto Cassua e Josias Satumbo.

Sob o lema “Conhecer Angola com Teatro, Histórias e Tradições”, o diálogo visou passar testemunho para a juventude, no sentido de terem a capacidade, em termos de conhecimento histórico, e dar continuidade ao teatro angolano.

De acordo com o director-geral do CIT, Adérito Rodrigues, este projecto é uma forma artística e criativa de poder passar um novo modelo ou formato de aquisição de conhecimento sobre a história do teatro angolano. 

“Por este motivo decidimos trazer docentes do ISARTE e CEARTE, dotados de conhecimentos, e que fazem teatro desde a década de 80, para passarem testemunhos, além de narrarem histórias, dando a entender à nova geração todo o percurso dos grupos de teatro entre as décadas de 80, 90 e 2000”, salientou o director do CIT.

Os encenadores Beto Cassua e Josias Satumbo, nas suas comunicações, abordaram as Histórias Africanas no Teatro, com destaque para o rumo actual das artes cénicas no continente, particularmente em Angola.

A visão do Governo angolano é de continuar a estimular uma ampla diversidade de artistas, géneros e modos de expressão e de catalisar o desenvolvimento social e económico, proporcionando oportunidades para os cidadãos expressarem a sua criatividade, reforçando a coesão nacional e projectando uma imagem positiva de Angola à escala global.

Desta edição, fazem parte 35 grupos de teatro, dos quais dois de Moçambique, dois do Brasil e um de Portugal.

Fazem parte, também da edição, estudantes de algumas instituições, como CEARTE, ISARTE, da Faculdade de Arte (FARTE), professores, actores, actrizes e artistas de outras áreas da cultura com interesse em saber mais sobre a História do Teatro Angolano.

Texto: JG