Jornal ÉME – Tanzânia – 03.06.2025 – Na sua participação no Congresso Ordinário do Chama Cha Mapinduzi (CCM), o membro do Bureau Político do MPLA, Djamila de Almeida, enfatizou a disciplina, o patriotismo e a solidariedade como pilares que guiaram os Presidentes Agostinho Neto e Julius Nyerere na conquista das independências de Angola e Tanzânia.
Ao discursar no Congresso Ordinário do Chama Cha Mapinduzi (CCM), (partido político no poder na Tanzânia), Djamila de Almeida exaltou a tenacidade, a abnegação e a resiliência dos fundadores dessas nações diante das adversidades impostas pelos colonizadores.
Ao dirigir-se à juventude do CCM, sublinhou que esses princípios são essenciais para inspirar as gerações actuais e futuras em um cenário global desafiador, que exige capacidade de resiliência e inteligência estratégica.
A representante angolana transmitiu ainda as saudações do Presidente do MPLA, João Lourenço, aos militantes do CCM e, em especial, à presidente Samia Hassan, felicitando-os pela realização exitosa do congresso, que visa reafirmar o compromisso do partido com o bem-estar do povo tanzaniano.
Sobre o evento, Djamila de Almeida expressou a expectativa do MPLA de que os delegados unam esforços para reafirmar a liderança, os ideais, princípios e valores do Chama Cha Mapinduzi, independentemente dos desafios.
Ao concluir a sua intervenção afirmou que o CCM se adapta habilmente às transformações actuais, graças à competência dos seus quadros e militantes, “preparando-se para vencer os desafios eleitorais que se aproximam”.
O congresso reuniu diversos partidos políticos amigos do Chama Cha Mapinduzi, incluindo antigos movimentos de libertação da África Austral, o Partido Comunista de Cuba, o Partido Comunista da China e partidos da África Ocidental, Oriental e Central.
Texto: DN