Jornal ÉME – Luanda – 02.04.2025 – O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, reiterou na manhã desta quarta-feira (02), em Luanda, durante a segunda edição da conferência “Economia 100 Makas” a necessidade premente da diversificação da economia angolana.
O evento, que contou com a participação da Secretária do Bureau Político para a Política Económica e Social, Idalina Valente, representando a Vice-Presidente do MPLA, destacou os caminhos e desafios para o desenvolvimento da economia nacional.

A nossa economia ainda apresenta “uma forte dependência de um único produto de exportação, o petróleo, e o nosso desempenho económico está intrinsecamente ligado ao crescimento deste sector”, salientou José de Lima Massano.
De acordo com o ministro, o Executivo planeia implementar, ao longo deste ano, 1.400 projectos, em diversos sectores, como estradas, saúde, energia e águas, com o objectivo impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento do País.
José de Lima Massano destacou também o aumento significativo da produção de arroz em Angola, que quintuplicou nos últimos anos, atingindo actualmente 50 mil toneladas anuais
“A expectativa é chegar às 300 mil toneladas”, realçou o governante, mencionando a região do Luquembo, em Malanje, como um exemplo de produção considerável.
O ministro de Estado para Coordenação Económica, informou que o Produto Interno Bruto (PIB) de Angola cresceu 4,3 por cento, o maior crescimento em 10 anos.
“Temos de crescer a um ritmo acelerado para que os impactos positivos sejam sentidos de forma mais clara na vida dos cidadãos “, referiu José de Lima Massano, sublinhando que o objectivo é crescer 5 por cento anualmente.
O evento, que atraiu um grande número de participantes, teve como tema central “Onde está e para onde vai a nossa economia”.
Texto: NBS
Fotos: DG