Jornal ÉME – Luanda – 17.10.24 – O contributo da mulher rural no programa de combate à fome e a pobreza nas comunidades e no processo de diversificação da economia nacional, foi destacado nesta quinta-feira (17) na comuna da Funda, município de Cacuaco, pela Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás.

A dirigente partidária teceu essas considerações quando falava no acto provincial de celebração do “15 de Outubro” dia consagrado à Mulher Rural, e esteve enquadrado no âmbito da implementação do Projecto Kudima naquela circunscrição territorial.

De acordo com a Secretária-Geral da OMA, o “15 de Outubro” foi criado para promover e consciencializar toda a sociedade sobre a importância das mulheres no meio rural e a sua contribuição para a autossuficiência alimentar das comunidades.

PROJECTO KUDIMA RESPONDE AO APELO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Ao referir-se do Projecto Kudima na região, salientou que o programa responde ao apelo do Presidente da República, João Lourenço, para a necessidade de se apostar na diversificação da economia para o combate à fome, pobreza e a redução da importação dos produtos mais consumidos no País.

Neste particular, Joana Tomás, enalteceu a visão estratégica do Chefe de Estado angolano, na promoção da agricultura familiar com o propósito de se obter a segurança alimentar e nutricional das populações.

VISITA ÀS COOPERATIVAS AGRÍCOLAS E LAVRAS
Com o propósito de aumentar os níveis de produção de alimentos do campo, as cooperativas agrícolas e lavras organizadas por mulheres na região da Funda, foram reforçadas com diversos meios de trabalho.

ectuada pelo Secretariado Executivo Nacional da OMA, encabeçada pela Secretária-Geral, Joana Tomás, onde procedeu a entrega de motobombas, harmónios, fertilizantes, adubos, catanas, enxadas, sementes, mangueiras, pulverizadores, carros-de-mão, entre outros meios.

Isabel Luís e Ana Jacinto, proprietárias da Cooperativa Agrícola “13 de Março” e de uma Lavra familiar, respectivamente, apontaram a falta de concessão de títulos de terra, entrega de empréstimos bancários, transportação do campo para os centros comerciais, figuram entre as dificuldades enfrentadas.

Estiveram igualmente presentes no acto, os membros do Secretariado Executivo Nacional da OMA, da Comissão Executiva do Comité Provincial, a Secretária provincial da OMA, Luzia Policarpo, o primeiro secretário municipal, António Kady, o administrador municipal de Cacuaco, Auxílio Jacob, membros dos secretariados municipais, distritais e comunais do MPLA, OMA e da JMPLA.

Texto: DN