Jornal ÉME – Bié – 26.06.24 – O terceiro dia de trabalho dos deputados da Bancada Parlamentar do MPLA na província do Bié foi marcado com visitas, em simultâneo, aos nove municípios, para constatar o estado das diferentes infraestruturas sociais que proporcionam o bem-estar das populações.
As referidas visitas estiveram enquadradas no programa geral das Segundas Jornadas Parlamentares do MPLA, que acontecem nas mártires e heroicas terras do Bié, fazendo deste modo jus à máxima “A vida faz-se nos municípios”.
Divididos em grupos de 12 a 13 deputados, os representantes do povo no Parlamento vistoriaram nos municípios do Cuito, Andulo, Cuemba, Camacupa, Cunhinga, Nhârea, Chitembo, Catabola e Chinguar, obras erguidas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Dos empreendimentos ora visitados nas sedes municipais e comunais constam a Central Fotovoltaica do Cuito, Lar dos Idosos Elavoco Liomuenho, Universidade Internacional do Cuanza, Hospital Provincial “Walter Stranguay”, postos médicos, escolas e o Instituto Superior Politécnico Ndunduma.
Na ocasião, a coordenadora do grupo de acompanhamento do SBP à província do Bié, Idalina Valente, manifestou a sua satisfação pela construção do empreendimento que vai gerar 14 megawatts de energia limpa e reforçar a rede nacional eléctrica para beneficiar mais habitantes da região.
Ao falar das valências da Central Fotovoltaica do Cuito, o primeiro-secretário provincial do MPLA, Pereira Alfredo, disse que vai constituir-se no esteio para a promoção e desenvolvimento da região e, acima de tudo, satisfazer as necessidades do povo no que concerne à luz e outras, como água, educação, saúde e investimentos a favor das comunidades.
Por sua vez, o presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Joaquim Reis Júnior, avançou que as visitas serviram para constatar os níveis de organização e funcionamento de determinadas infraestruturas sociais e ouvir de suas direcções as principais inquietações que enfrentam.
Joaquim Reis Júnior exprimiu satisfação pela entrega e dedicação dos distintos profissionais angolanos que prestam todo o seu saber para colocar Angola na rota do desenvolvimento e ser uma referência em África e no mundo.
A agenda de trabalho dos parlamentares foi preenchida com contactos directos com os cidadãos para auscultar os seus anseios para que junto dos departamentos ministeriais fazer-se a devida advocacia e encontrar as melhores soluções.
A visita dos deputados surge numa altura em que a província do Bié está a registar avanços significativos nos domínios das obras públicas, implementação de infraestruturas integradas e outras em curso e que já beneficiam a sociedade biena
Texto: DN
Fotos: ED