Jornal ÉME – Luanda – 31.01.23 – Os deputados do Grupo Parlamentar do MPLA, realizaram nesta terça-feira (31), no distrito urbano da Samba, em Luanda, uma campanha de limpeza com vista a incentivar os munícipes a ganharem consciência sobre a importância da preservação ambiental e de luta anti-vectorial.

A acção que teve lugar na zona da Praia Amélia, esteve enquadrada no âmbito das celebrações do “31 de Janeiro” Dia Nacional do Ambiente, que este ano se comemora sob o lema “Fortalecer a Acção Ambiental para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”

Na campanha denominada “Praias Limpas, Saúde para Todos”, teve início com explicações sobre os locais onde foram intervencionados, formação de várias equipas de trabalho e distribuição de materiais de limpeza para o alcance dos objectivos traçados.

A coordenadora da campanha, Carla Cativa, disse que os deputados juntaram-se aos vários esforços mobilizados em torno da celebração do dia nacional do ambiente, no sentido de recolher os resíduos sólidos no local e reduzir o impacto negativo no ecossistema.

De acordo com a parlamentar, foram mobilizados cerca de 100 deputados, munícipes, vendedoras de peixe, funcionários da empresa Elisal e meios de grande porte para se juntar à causa do ambiente e criar melhores condições para as espécies marinhas, assim como para os seres humanos.

Por sua vez, a deputada Maricel Capama, referiu que o Grupo Parlamentar tomou a decisão de marcar as festividades do dia nacional do ambiente com uma campanha de limpeza na costa marítima de Luanda devido a grande ameaça do ecossistema com a concentração de quantidade de lixo que se acumula a beira-mar.

O dia nacional do ambiente é comemorado em cada ano para sensibilizar os diferentes sectores da sociedade para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.

A criação da data resultou da sua emana da conservação da natureza”, realizada em 1976, em Luanda, na qual participaram representantes de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, e São Tomé e Príncipe.

Para além dos parlamentares, o evento contou com a participação dos militantes do Partido, OMA e JMPLA, voluntários, vendedores ambulantes e população em geral.

Texto: DN/HT – Fotos: DDS
Edição: LG