Jornal ÉME – Luanda – 23.10.23 – O deputado do MPLA a Assembleia Nacional, Mário Pinto de Andrade, ressaltou, domingo, (22), o engajamento institucional, político e diplomático de Angola, para a realização em Luanda, de 23 a 27 de Outubro, da Edição N.º 147, da Assembleia Geral da União Interparlamentar.

O político, referiu, que “quando Angola um país que está em paz há cerca de 21 anos, realiza um evento desta dimensão, que é a primeira que se realiza no Continente Africano, onde mais de mil delegados estarão presentes, entre Chefes de Estado, Chefes de Governo, e Presidentes dos Parlamentos Nacionais e outros Parlamentares, isso significa que projectamos a nossa influência e o nosso prestígio no sistema internacional”.

“Angola ganha mais um ponto, no reconhecimento como dos países mais estáveis do continente africano”, enalteceu, Mário Pinto de Andrade.

Realçou, igualmente, que o inédito acontecimento “ é uma grande vitória do País e do Chefe de Estado, Presidente João Lourenço, o condutor da nossa política externa, porque esteve pessoalmente envolvido no quadro da realização deste importante evento”.

Para o Secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA, para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, a realização da reunião interparlamentar de Luanda, vai colocar um acento tónico nas grandes questões mundiais, com a paz a ser o foco, e os conflitos Israel e o Hamas , e Rússia e a Ucrânia a serem casos de apelação.

“Vai se discutir a questão do desenvolvimento sustentável, do meio ambiente, do clima, da paz , da democracia, de todos os conflitos que estão a acontecer no Mundo, porque esta conferência interparlamentar mundial, não é mais do que a voz dos povos a pedirem a paz.”, realçou Mário Pinto de Andrade.

De acordo com o Programa , o Presidente da República, João Lourenço, irá presidir , na Baía da Marginal de Luanda, ás 19h00, de segunda-feira, (23), a cerimónia de abertura da Assembleia Geral.

A União Interparlamentar , é a mais antiga organização multilateral do mundo, fundada no longínquo ano de 1889.Angola é membro efectivo da União Interparlamentar desde 1986, organização composta por 178 Parlamentos de 172 países do mundo, e 12 Assembleias regionais.

A União Interparlamentar, funciona sob o sistema da Organização das Nações Unidas, e seu objectivo fundamental é obter a paz e a cooperação entre os povos e a consolidação das instituições representativas através do diálogo.

Texto: NBS