Jornal ÉME – Luanda – 17.12.24 – Os delegados ao 8.⁰ Congresso Extraordinário do MPLA, reuniram-se na segunda-feira (16) em Luanda, para realizar o evento que converteu-se numa festa da democracia interna, cuja sessão de abertura foi orientada pelo Presidente João Lourenço.

O Centro de Conferências de Belas que já se transformou no palco dos grandes eventos partidários, recebeu mais de dois mil delegados que trajados com as cores da bandeira do MPLA, expressaram com júbilo a euforia contagiante através de danças, músicas, dísticos e cartazes, que tornaram o ambiente acolhedor e festivo.

O conclave ficou marcado com o assalto do braço juvenil do MPLA, que sob o compasso do seu Primeiro Secretário Nacional, Justino Capapinha, apresentou através de encenações, as diferentes fases da história política angolana, desde a proclamação da Independência Nacional até a ascensão do Presidente João Lourenço.

Ao intervir na sessão, Justino Capapinha, destacou que ao longo dos 68 anos de existência do MPLA, a JMPLA e a juventude angolana no geral contribuíram significativamente para o alcance da Independência Nacional, a conquista da paz, e na árdua tarefa do desenvolvimento do País.

O líder juvenil considerou a JMPLA como a maior intérprete das aspirações da juventude angolana “e por este facto saudámos vivamente o 8.⁰ Congresso Extraordinário pelas matérias que vai apreciar e aprovar, numa lógica de que vão impactar a vida dos jovens, a julgar pela importante e oportuna reflexão que será feita em torno dos 50 anos da Independência”.

“Camarada Presidente, a JMPLA está aqui presente e comprometida para ser uma força activa na implementação das decisões emanadas pela Direção Central do Partido, em particular, aquelas que forem tomadas neste congresso, bem como ser a bússola orientadora do caminho certo para o desenvolvimento integral da juventude angolana” asseverou.

Com o propósito de eternizar o evento, o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, procedeu a entrega de uma obra de arte do conceituado artista plástico, Mayembe, ao Presidente João Lourenço, em reconhecimento da firme liderança do País.

Para uma maior animação dos presentes, foram convidados a subir ao palco os músicos Santos Júnior, Yola Semedo, Carlos Lamartine, Zeca Moreno e Matias Damásio, que cantaram e deslumbraram os delegados, em que cada um ao seu jeito expressava o carinho e afecto ao Líder do MPLA.

Texto: DN
Fotos: DG