SEGUNDO DIA DO CONGRESSO ORDINÁRIO DA JMPLA
Jornal ÉME – Luanda – 22.11.24 – No segundo dia de trabalhos do 9.⁰ Congresso Ordinário da JMPLA, os delegados procederam aos ajustamentos nos Estatutos da Organização e a actualização do Plano Programático para o mandato 2024/2029, informou o porta-voz do conclave, Carlos Pedro.
Os trabalhos foram acompanhados pelo, Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo e serviu também para conciliar e enriquecer as temáticas com novas abordagens a partir da visão e representatividade dos jovens delegados.
Quanto à alteração dos Estatutos, os congressistas procederam a aprovação do limite de idade dos actuais 30 para 35 anos de idade para todos os militantes que pretenderem ascender à liderança dos órgãos individuais ou colegiais.
Entre outras preocupações que fizeram parte do debate entre os jovens delegados ao 9.º Congresso Ordinário, propuseram três domínios importantes relativos ao Plano Programático, entre os quais, “A JMPLA e a Identidade Cultural”.
Neste ponto os congressistas consideraram como importante, já
que vai permitir a JMPLA realizar acções que visam divulgar e preservar os aspectos culturais e identitários dentro e fora da Angola.
Outra premissa defendida pelos delegados, foi a “JMPLA e a Saúde Pública” no sentido de serem realizadas acções para a prevenção de algumas doenças nas comunidades, e a “JMPLA pela Promoção do Desporto Feminino”, que tem como objectivo incentivar a jovem mulher a dedicar-se à prática do desporto.
“No Relatório de Mandatos, os delegados deram a sua contribuição para uma maior compatibilidade entre o Plano Programático que cessa e o Relatório de Fundamentação em que é apresentado o número de actividades e a resposta que este relatório de mandato deve dar”, acrescentou o porta-voz do congresso.
Ainda nesta sexta-feira (22) será eleito o novo Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, o Comité Nacional e o Secretariado Nacional da Organização.
Texto: DN