DELEGADOS AO CONGRESSO: MPLA VINCULADO AO APERFEIÇOAMENTO DOS ORGANISMOS
Jornal ÉME – Luanda – 19.12.24 – Os temas abordados no 8.º Congresso Extraordinário do MPLA, espelham a necessidade que o Partido tem de se adequar à dinâmica da vida interna e internacional.
Estas considerações foram feitas terça-feira (17) no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, pelo membro do Comité Central do MPLA, Filomena Delgado, a margem do 8.º Congresso Extraordinário do Partido.
De acordo com a também embaixadora de Angola na Suíça, os bons exemplos começam em casa por isso, defendeu a necessidade dos militantes estarem “organizados, apoiarem a liderança e tomarmos boas decisões”, para resolver muitos dos problemas que ainda afligem as famílias angolanas.
A este respeito, Filomena Delgado, disse que para reverter a actual situação, evitando outras implicações, é importante reforçar os sectores da agropecuária e indústria.
Além disso, enfatizou que foram examinados temas ligados ao ajustamento ao Estatuto do Partido em estreita vinculação com o aperfeiçoamento funcional dos organismos e que terá um impacto positivo na organização das bases para enfrentar os desafios do futuro.
“Para podermos dar os passos em frente, temos que ter um estatuto mais sólido e almejar aquilo que pretendemos”, advogou, Filomena Delgado.
Armindo Matos um outro delegado proveniente da província da Huíla, sublinhou que a revisão do Estatuto do MPLA vai permitir os militantes estarem mais preparados para os desafios político e eleitorais em 2027.
O empresário instou os militantes no sentido de estarem mais unidos e cerrar fileiras em torno do Presidente do Partido para o alcance dos objectivos preconizados, levando o barco a bom porto.
Por sua vez, a congressista Julieta Vicente, da província do Namibe, realçou que os resultados do 8.º Congresso, vai permitir termos um partido mais coeso e preparado para enfrentar os próximos desafios.
“Estamos todos preparados, convictos e com as bases bem assentes, para fazermos com que a máquina trabalhe e concluirmos o processo com exito”, acrescentou.
Ao falar sobre o ajuste pontual do Estatuto, Julieta Vicente, frisou que o Partido tem acompanhado a dinâmica da própria sociedade. Então, “fizemos esses ajustes de acordo com o que esta acontecer no mundo”.
O 8.º Congresso Extraordinário do MPLA serviu para a reflexão dos 50n anos de Independência de Angola, que se assinala a 11 de Novembro de 2025, e ajustamento ao Estatuto do Partido, com destaque para o artigo 120.º, sobre a Designação do Candidato a Presidente e Vice-Presidente da República.
Texto: JG
Fotos: DG