Jornal ÉME – Londres – 18.03.2025 – Uma delegação angolana, chefiada pelo Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, iniciou (17), em Londres, Reino Unido, uma missão de trabalho com parceiros locais para elaborar os planos de ordenamento territorial das futuras cidades de Mavinga e Cazombo.

Depois do diagnóstico feito nas sedes das províncias do Cuando e do Moxico Leste, a delegação que integra os governadores provinciais Lúcio Amaral e Crispiniano Dos Santos, vai analisar as opções de desenho urbano dos centros político-administrativos.

O conjunto de edifícios prioritários a serem construídos nas duas novas capitais de províncias, criadas no âmbito da nova divisão político-administrativa do País, também consta do programa de trabalho a serem efectuados.

A definição de modelos arquitectónicos de infra-estruturas, que estejam de acordo com os hábitos e costumes locais e atendam as especificidades das referidas províncias, é um dos aspectos a abordar durante o workshop promovido pela empresa de consultoria internacional Dar Al-Handasah, do qual participarão especialistas nacionais e internacionais.

Esta visita estratégica integra o Eixo 4 (Infraestruturas e Ordenamento do Território) do Plano de Acção para a Implementação da Nova Divisão Político-administrativa, aprovado pelo Presidente João Lourenço (Decreto Presidencial n.º 268/24, de 29 de Novembro).

A delegação que chegou no dia 17 a Londres vai trabalhar na capital britânica até esta quarta-feira, 19 de Março.