Jornal ÉME – Luanda – 19.05.23 – O Presidente da República, João Lourenço, foi distinguido com o “Prémio José Aparecido de Oliveira” pelo seu contributo na projecção internacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente para a implementação do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da Comunidade.

A informação foi divulgada através de uma nota na quinta-feira (18), pelo portal “cplp.org”, adiantando que a distinção foi decidida por aclamação, pelo Júri, constituído por representantes permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP, reunido no dia 15 de Maio do corrente ano.

O trabalho desenvolvido pelo Estadista angolano, em prol da integração dos princípios da representatividade e da igualdade de género nos estatutos da organização, também contribuiu para este reconhecimento.

O referido júri enalteceu o percurso profissional do Presidente João Lourenço, na defesa das causas públicas e a liderança de processos regionais do continente africano.

O documento refere ainda que, o prémio será entregue ao Presidente João Lourenço em cerimónia pública e solene, a decorrer à margem da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, prevista para 27 de Agosto deste ano, em São Tomé e Príncipe.

Instituído em 2011 e de cariz bienal, o “Prémio José Aparecido de Oliveira” consiste na atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária.

O Prémio tem como finalidade reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distinguem na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objectivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

Os candidatos ao “Prémio José Aparecido de Oliveira” são propostos pelos Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Observadores Consultivos da CPLP.