Jornal ÉME – Luanda – 13.06.2025 – O Secretariado Executivo Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA) realiza, nesta sexta-feira (13), em Luanda, uma Conferência Internacional da Mulher.

O evento, que acontece no Hotel Intercontinental sob o lema “Mulheres Cruzando Fronteiras, suas Histórias e Sonhos”, tem como foco principal o empoderamento político e económico das mulheres ao longo dos 50 anos da Independência Nacional.

A conferência conta com a presença de figuras proeminentes como a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, o Secretário-Geral do Partido, Paulo Pombolo, a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, e outros convidados de destaque.

Dividido em três painéis, o evento aborda a participação da mulher na luta de libertação nacional, na consolidação da paz e na instauração de um Estado de Direito.

Faz parte dos resultados a serem alcançados na conferência, a busca para desconstruir estereótipos e promover novas oportunidades para as mulheres.

Com palestrantes nacionais e internacionais de renome, incluindo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, a membro do Comité Nacional da OMA, Joana Lina, a Secretária-Geral da Organização da Mulher Moçambicana, Cidália Chaúque, e o professor catedrático da Faculdade de Direito da UAN, Carlos Feijó, a iniciativa é de dimensão internacional.

A conferência reúne diversas personalidades da vida nacional e de diferentes estratos sociais, inserindo-se nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, com o objectivo de enaltecer o inestimável contributo das mulheres no processo da luta armada de libertação nacional e na conquista da paz efectiva no País.

Texto: DN

Fotos: DG