Jornal ÉME – Cubango – Menongue – 17.03.2025 – A Conferência Provincial Constitutiva dos Órgãos e Organismos do MPLA na província do Cubango, elegeu, no sábado (15) José Martins, para o cargo de Primeiro- Secretário Provincial do Partido, com 92,11% dos votos válidos, num universo de 563 delegados presentes.

O acto, presidido pelo Secretário do Bureau Político para os Assuntos Políticos e Eleitorais e Coordenador do grupo de acompanhamento à Conferência Provincial Constitutiva do Cubango, João de Almeida Martins “Jú Martins”, elegeu ainda 177 membros para o Comité Provincial do MPLA e 35 membros para o Comité Executivo.

No discurso de abertura do evento, o Coordenador do grupo de acompanhamento á Conferência Provincial Constitutiva do Cubango, João de Almeida Martins “Jú Martins”, instou os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA na província a trabalharem unidos, visando o contínuo desenvolvimento da região nos mais variados sectores.

O Secretário do Bureau Político para os Assuntos Políticos e Eleitorais, apelou aos dirigentes, quadros e militantes do Partido no Cubango, para explicarem de forma permanente ao povo, e particularmente aos jovens, todos os feitos realizados pelo MPLA e o seu governo, desde a sua fundação até aos dias actuais, realçando que o Partido sempre esteve do lado certo da história, com foco na defesa do bem-estar das populações.

No seu discurso de posse, José Martins, considerou o cargo como sendo de grande responsabilidade, prometendo exercê-lo com todas as suas forças e energias, aproveitando a sua juventude para agir sempre no interesse superior do Partido.

O Primeiro-Secretário Provincial recém-eleito, realçou que o MPLA, como força motriz do desenvolvimento do País, tem a responsabilidade histórica de garantir a estabilidade e o bem-estar do povo angolano.

O dirigente enfatizou a importância da união, coesão e determinação na concretização de todas as metas, sublinhando, que a unidade no seio das estruturas do MPLA, é a base para enfrentar com sucesso os desafios quotidianos, particularmente os desafios eleitorais que se avizinham.

“A unidade não é um conceito teórico, mas sim uma prática diária que se reflecte no respeito mútuo, na escuta activa e na colaboração contínua, fortalecendo os laços, garantindo que cada estrutura desempenhe o seu papel de forma harmoniosa e moderada para consolidar as conquistas já alcançadas e preparar caminhos para as próximas vitórias”, afirmou José Martins.

No final, foi realizada uma marcha popular, que percorreu as principais artérias da cidade de Menongue, para saudar a liderança do Presidente João Lourenço, na presidência rotativa da União Africana.

Texto: NBS