Jornal ÉME – Luanda – 15.03.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, presidiu na tarde deste sábado (15), o acto nacional de encerramento das conferências constitutivas do partido, realizado no Centro de Conferência de Belas, em Luanda.
O evento marcou a conclusão das conferências comunais, municipais e provinciais, que se adaptaram à nova Divisão Política e Administrativa (DPA) do País.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, do Coordenador da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central, Pedro Neto, e de outros membros do Secretariado do BP do Partido, nomeadamente, Esteves Hilário, Ângela Bragança, Idalina Valente, Nádia Monteiro, Gonçalves Muandumba, Joana Tomás, e Justino Capapinha.
Na sua intervenção, a Vice-Presidente do MPLA, começou por felicitar todos os militantes pelo sucesso alcançado com a realização das conferências que resultou na constituição de seis novos comités provinciais designadamente, “Luanda, Icolo e Bengo, Moxico, Moxico Leste, Cuando, e Cubango.
Ao felicitar os secretários eleitos em todo o País, Mara Quiosa, elucidou que a missão ora assumida impõem-lhes muitas responsabilidades e grande encorajamento “para fazerem jus ao voto de confiança depositado pelos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA”.
“Que estes mandatos sejam de muito trabalho, abnegação, comprometimento, respeito aos princípios estatutários do MPLA e sobretudo, obediência às orientações do nosso Líder, o Presidente João Lourenço”, destacou a Vice- Presidente do MPLA.

Apelou aos dirigentes e quadros do Partido, no sentido de acompanharem as dinâmicas do tempo, um dos propósitos da nova Divisão Política e Administrativa do País, que visa, igualmente, reduzir as assimetrias regionais, promover o desenvolvimento harmonioso do território nacional e aproximar os serviços básicos das populações.
Nesta conformidade, solicitou aos quadros e dirigentes do partido, maior dinamismo, criatividade e elevado sentido de responsabilidade, na abordagem dos problemas das populações nas comunidades.
Mara Quiosa pediu aos primeiros secretários, na qualidade de governadores e administradores nas suas zonas de jurisdição, para serem exemplos a seguir, e exigirem dos seus colaboradores maior respeito apelo povo.
“A nossa missão é servir o povo, dando respostas imediatas aos problemas das comunidades, evitando o excesso de burocracias”, frisou.

Ao falar das conferências constitutivas do partido, considerou que contribuirá para o reforço da coesão e da unidade interna, “para termos um MPLA cada vez mais à altura das demandas da sociedade actual”.
Texto: NJ
Fotos: DG