Jornal ÉME – Luanda – 01.08.23 – O Encontro dos Secretários Gerais dos Partidos dos Ex-Movimentos de Libertação de Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo-Verde e Guiné-Bissau, realizado nesta segunda-feira (31/07) em Luanda, produziu um Comunicado Final, apresentado pelo Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, cujo teor transcrevemos na íntegra a seguir:

Sob o lema “UNIDOS PELA HISTÓRIA E NA LUTA POR UM FUTURO MELHOR”, realizou-se em Luanda, aos 31 de Julho de 2023, o Encontro dos Secretários Gerais dos Partidos MPLA, FRELIMO, PAICV, PAIGC e MLSTP/PSD, respectivamente, Camaradas Paulo Pombolo, Roque Silva Samuel, Julião Correia Varela, António Patrocínio Barbosa Silva e Edite Ten Jua, Secretária para as Relações Exteriores, em representação da Secretária-Geral do MLSTP/PSD.

Honraram a sessão solene de abertura, o Camarada João Baptista Correia Pereira, Vice-Presidente do PAICV, representantes Diplomáticos de países africanos dos PALOP acreditados em Angola, participantes, Deputados à Assembleia Nacional de Angola, Membros do Comité Central e do Secretariado do Bureau Político do MPLA, membros do Conselho de Honra e, distintos dirigentes e quadros dos respectivos partidos.

No início dos trabalhos o Camarada Paulo Pombolo, Secretário-Geral do MPLA, proferiu breves palavras de boas-vindas, ao que se seguiu a sessão de abertura do Encontro, marcada pelo discurso da Camarada Luísa Damião, Vice-Presidente do MPLA, em representação do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA.

Na ocasião, a Camarada Vice-Presidente referiu que no actual o contexto, os desafios que se impõem continuam a ser enormes e apelou para uma maior concertação das nossas formações políticas, maior cooperação e sinergias no plano da nossa comunidade de países, para o alcance das metas comuns de desenvolvimento.

É por isso, fundamental que os laços existentes entre os nossos partidos sejam constantemente fortalecidos por forma a se tornarem suficientemente capazes de influenciar, no plano da cooperação entre os Estados, agendas que premeiem relações bilaterais mutuamente vantajosas, que permitam, entre outras valias, uma maior intercâmbio entre os nossos cidadãos, políticos, académicos, empreendedores e empresários dos nossos países.  

Os trabalhos foram conduzidos pelo Camarada Paulo Pombolo, Secretário-Geral do MPLA, que solicitou aos representantes dos partidos irmãos a discussão aberta dos assuntos de interesse comum, condensados na agenda temática previamente aprovada.

Os Secretários-Gerais debruçaram-se sobre a vida interna de cada Partido e a situação política, económica e social, prevalecente nos respectivos países.

Discutiram, igualmente, os três pontos da Agenda de Trabalho, a saber, Desenvolvimento da Organização e Vida Interna do Partido, Desafios Políticos e Cooperação e Relações Internacionais.

O Encontro produziu as seguintes conclusões e recomendações:

1. Realizar, de forma regular, encontros de concertação política para uma actuação mais eficaz e eficiente, que contribua para o desenvolvimento económico sustentável, para o bem-estar das populações.

2. Alargar os mecanismos de concertação política e cooperação mutuamente vantajosas entre os partidos políticos dos antigos movimentos de libertação, criando linhas de comunicação efectivas e permanentes, promoção da diplomacia político-partidária e parlamentar. De igual modo, foi considerada uma prioridade na relação entre os partidos, a criação de uma biblioteca electrónica para a partilha das histórias e memórias da luta de libertação nacional.

3. Realizar, com regularidade, encontros dos Secretários-Gerais, por se afigurar um mecanismo excelente de promoção de amizade, fraternidade e cooperação, bem como de aprofundamento das consultas políticas entre o MPLA, Frelimo, PAICV, PAIGC, MLSTP/PSD.

4. Continuar a adequar as estruturas dos partidos políticos às novas dinâmicas sociais face aos actuais e futuros desafios da globalização.

5. Criar um plano de formação conjunta no domínio da formação político-ideológica dos militantes e quadros dos partidos políticos.

6. Aprimorar o trabalho de desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação, em particular das redes sociais, como instrumentos estratégicos fundamentais da luta política. Neste sentido, propõem a criação de um fórum de intercâmbio e comunicação, com destaque para as redes sociais, com o intuito de troca de experiências, formação e alinhamento cibernético interpartidário.

7. Os Secretários-gerais acordaram a realização do próximo encontro em 2024, em local a indicar.

A Sessão de Encerramento foi marcada pelas intervenções dos camaradas Roque Silva Samuel, Secretário-Geral da FRELIMO de Moçambique, Julião Correia Varela, Secretário-Geral do PAICV de Cabo Verde, António Patrocínio Barbosa da Silva, Secretário-Geral do PAIGC da Guiné-Bissau, Edite Ten Jua, Secretária das Relações Exteriores, em representação da Secretária-Geral do MLSTP/PSD de São Tomé e Príncipe.

Todos os intervenientes concordaram sobre a oportunidade e importância deste encontro, que marca uma nova fase no relacionamento estratégico entre os seus respectivos partidos.

No seu discurso de encerramento o Secretário-Geral do MPLA, Camarada Paulo Pombolo, salientou que, este evento trouxe para os Partidos antigos Movimentos de Libertação, a memória dos feitos históricos marcantes que apelam a uma melhor divulgação e valorização, sobretudo para as novas gerações, como foram os difíceis caminhos para a conquista da liberdade e da independência nacional.

Na ocasião, reconheceu que deste Encontro, emergiram janelas de oportunidades, entre outras, em matéria de formação política dos nossos quadros, mobilização, actuação nas redes sociais, bem como em questões de relações internacionais, tendo em conta os desafios geopolíticos e geoestratégicos, que se colocam aos nossos países e partidos políticos, sobretudo, os que suportam o Governo.

O Encontro dos Secretários-Gerais felicitou as Mulheres Africanas por ocasião do 31 de Julho, dia da Mulher Africana.

Finalmente, os Secretários-Gerais, agradeceram a Comissão Organizadora e todas as entidades singulares e colectivas que permitiram a realização exitosa do II Encontro.  

Luanda, 31 de Julho de 2023.