Jornal ÉME – Luanda – 19.12.24 – O Comité Nacional da OMA, realiza nesta quinta-feira (19), em Luanda, a sua 7.ª Reunião Ordinária, para analisar as Bases Gerais, o Cronograma de Actividades, assim como, a composição da Comissão Nacional Preparatória do 8.⁰ Congresso Ordinário da Organização, previsto para o ano de 2026.

O encontro que decorre no Complexo Turístico do Futungo II, está a ser presidido pela Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, e conta com a presença do Coordenador Adjunto do Grupo de Acompanhamento do SBP às Organizações Sociais, Gonçalves Muandumba, em representação do Secretário-Geral do MPLA e Coordenador do Grupo, Paulo Pombolo.
Ao proferir o discurso de abertura, a Secretária-Geral da OMA começou por felicitar em nome do Comité Nacional, a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, pela sua eleição no 8.º Congresso Extraordinário do MPLA, realizado nos dias 16 e 17 do mês em curso.
De acordo com Joana Tomás, a eleição de Mara Quiosa, é uma demonstração inequívoca do papel que a mulher angolana tem desempenhado nas diversas esferas da sociedade e um sinal positivo do Líder do MPLA, que tem a mulher como prioridade nas suas acções.
A dirigente apelou os membros a reforçar o trabalho nas comunidades, implementando as acções aprovadas, como o combate ao analfabetismo, a advocacia no que a violência domestica diz respeito, assim como na elaboração de programas que contribuam para o empoderamento da mulher em várias áreas.

Ao falar do Programa Geral das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a dignatária sustentou que deve merecer uma reflexão profunda por parte do Comité Nacional e “vermos como as mulheres angolanas por via da OMA poderão participar de forma activa nestas celebrações”.
A esse respeito, disse que a agenda da reunião prevê igualmente a apresentação, discussão e aprovação do plano de actividades e de eventos para o ano de 2025 e o respectivo parecer da Comissão de Disciplina e Auditoria, o Orçamento Geral para o próximo ano, o relatório final das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandato das estruturas de base.
Participam no encontro 150 membros que correspondem a 62,24 por cento, do total de 241 que compõem o Comité Nacional, bem como os membros do Conselho de Honra da OMA, as secretárias provinciais e secretária provinciais adjuntas na qualidade de convidadas.
Texto: DN
Fotos: HF/OMA