Jornal ÉME – Luanda – 24.11.24 – O Comité Central do MPLA, reunido nesta segunda-feira (25), no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, sob orientação do Presidente do MPLA, João Lourenço, aprovou o Projecto de Resolução sobre a alteração da data de realização do seu 8.º Congresso Extraordinário, para os dias 16 e 17 de Dezembro.
A informação consta do Comunicado Final saído da 7.ª Sessão Ordinária do Comité Central, apresentado pelo Secretário do Bureau Político para a Informação, Esteves Hilário, cujo teor transcrevemos a seguir:
“Sob a presidência do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, o Comité Central realizou, aos 25 de Novembro de 2024, a sua VII Sessão Ordinária, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.
No discurso de abertura, o Camarada Presidente João Lourenço apontou como objectivo principal desta Sessão do Comité Central do Partido, a aprovação dos documentos a submeter ao VII Congresso Extraordinário do MPLA, que terá lugar dentro de aproximadamente vinte dias, com destaque para a Tese “MPLA – da Independência aos nossos dias: Os Desafios do Futuro” e os Ajustamentos aos Estatutos do Partido.
O Camarada Presidente referiu, à propósito, que naquele evento, fará considerações mais profundas sobre o momento actual da vida do Partido e da Nação angolana, em vésperas de comemorar cinquenta anos da sua Independência Nacional.
Sublinhou ainda que, na história do MPLA, para além dos vários Congressos Ordinários realizados de cinco em cinco anos, o Partido organizou, até à presente data, sete Congressos Extraordinários, tendo, em cinco deles, nomeadamente em Dezembro de 1980, Abril de 1991, Maio de 1992, Abril de 2011 e Junho de 2019, feito ajustamentos aos Estatutos do Partido.
No Congresso de Dezembro próximo, será, portanto, a sexta vez que o Partido fará ajustamentos aos seus Estatutos, num Congresso Extraordinário.
O IX Congresso Ordinário da JMPLA, recentemente terminado, mereceu uma saudação especial do Camarada Presidente do Partido, que felicitou o novo Comité Nacional e o 1.º Secretário Nacional eleitos.
Na oportunidade, realçou que o facto do 1.º Secretário Nacional da JMPLA ter assento no Secretariado do Bureau Político do MPLA, reflecte bem a importância que o MPLA dá à JMPLA e aos jovens angolanos no geral. Se por um lado, estão de parabéns pela confiança depositada, por outro, precisam de ter plena noção do peso da responsabilidade que recaí sobre os seus ombros.
No decorrer dos trabalhos, os membros do Comité Central procederam à análise e discussão dos documentos submetidos à sua apreciação e reconheceram a sua importância para vida interna do Partido.
Neste sentido, o Comité Central aprovou a Resolução sobre o preenchimento da vaga no Comité Central pelo Camarada Julião Francisco Teixeira, em substituição da Camarada Mariana Paulo André Afonso, em virtude do seu passamento físico.
O Comité Central aprovou o projecto de Resolução sobre a alteração da data de realização do VIII Congresso Extraordinário, para os dias 16 e 17 de Dezembro de 2024. Igualmente aprovou o Plano de Comunicação e Marketing do VIII Congresso Extraordinário do Partido.
O Comité Central apreciou e aprovou os seguintes documentos que serão remetidos ao VIII Congresso Extraordinário do MPLA:
a) Projecto da Tese “MPLA – da Independência aos Nossos Dias: Os Desafios do Futuro”;
b) Propostas de Ajustamentos aos Estatutos do MPLA;
c) Propostas dos documentos internos do Congresso, nomeadamente:
Regulamento interno;
Proposta da presidência dos órgãos internos do Congresso;
Proposta da presidência das comissões temáticas.
O Comité Central aprovou o Projecto do Plano Anual de Actividades e de Eventos do Partido para 2025, com o parecer da Comissão de Disciplina Ética e Auditoria (CDEA).
O Comité Central aprovou o Projecto do Plano Anual de Actividades da CDEA para 2025.
O Comité Central aprovou também o Projecto de Orçamento Anual do Partido para 2025, com o parecer da CDEA.
O Comité Central expressou as suas felicitações à JMPLA pelo 62.º aniversário da Organização e pela eleição do novo Comité Nacional, liderado pelo Camarada Justino Capapinha, durante o IX Congresso Ordinário da JMPLA.
O Comité Central enalteceu os esforços do Camarada Presidente na promoção da agricultura familiar, elemento importante para a segurança alimentar e onde o papel da mulher tem sido preponderante.
Neste sentido, o Comité Central saudou a Organização da Mulher Angolana (OMA) pela recente distinção, na África do Sul, do Programa Kudima, que visa incentivar a agricultura familiar e dar visibilidade do trabalho da Mulher no meio rural.
O Comité Central reafirmou o seu total apoio ao Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA e da República de Angola, nos esforços que tem empreendido para a resolução dos problemas dos cidadãos no quadro do Plano Nacional de Desenvolvimento.
De igual modo, no plano internacional, o Comité Central enalteceu a intensa actividade diplomática levada a cabo pelo Camarada Presidente João Lourenço, sobretudo, virada para a promoção da paz e a prevalência do diálogo como via privilegiada para a resolução pacífica de conflitos.
O Comité Central exortou os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, e toda população angolana a participarem, de forma efusiva, nas celebrações do 10 de Dezembro, data da Fundação do MPLA.
MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA,
A VITÓRIA É CERTA.
Luanda, 25 de Novembro de 2024.
O COMITÉ CENTRAL DO MPLA