Jornal ÉME – 29.11.21 – Os membros do Comité Central do MPLA reafirmaram (29) o seu incondicional apoio à candidatura do Camarada João Lourenço, ao cargo de Presidente do MPLA, a ser apresentada no 8º Congresso Ordinário deste Partido, como reconhecimento da sua liderança, bem como dedicação à causa do Partido e do Povo Angolano.

Os membros manifestaram esta posição durante a 6ª Sessão Ordinária do Comité Central, orientada pelo Presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, que decorreu no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

O encontro produziu um Comunicado Final, apresentado pelo Secretário do Bureau Político para a Informação, Rui Falcão, cujo teor transcrevemos na íntegra, a seguir:

“Sob a Presidência do Camarada JOÃO LOURENÇO, Presidente do MPLA, realizou-se aos 29 de Novembro de 2021, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, a VI Sessão Ordinária do Comité Central.

O Comité Central, após apreciação e discussão dos assuntos constantes da agenda de trabalhos, aprovou:

a) O Relatório do Comité Central ao VIII Congresso Ordinário do MPLA;

b) O Projecto de Ajustamento ao Programa do MPLA;

c) O Projecto de Ajustamento aos Estatutos do MPLA;

d) Os documentos de organização interna do VIII Congresso Ordinário do Partido.

O Comité Central apreciou, igualmente, o Relatório Sobre o Processo Orgânico do VIII Congresso Ordinário do MPLA, que compreendeu a realização das Assembleias e Conferências dos Órgãos Intermédios e a preparação do Acto Central, tendo concluído que o mesmo atingiu os objectivos preconizados, apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia da Covid-19 e outros de vária ordem, tendo recomendado a intensificação do trabalho de mobilização partidária dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, visando as tarefas e os desafios político-eleitorais.

Os membros do Comité Central reafirmaram o seu incondicional apoio à candidatura do militante JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO ao cargo de Presidente do MPLA, no VIII Congresso Ordinário, como reconhecimento da sua liderança, bem como dedicação à causa do Partido e do Povo Angolano.

Os Membros do Comité Central concluíram que o processo de apresentação de candidaturas ao cargo de Presidente do MPLA decorreu de acordo com as normas consagradas nos Estatutos do MPLA, no Regulamento Eleitoral do MPLA e na Metodologia Geral de Preparação e Realização do VIII Congresso Ordinário do MPLA.

O Comité Central foi informado sobre o Processo de Candidaturas à Membros do Comité Central pelos círculos provinciais e pelas organizações sociais do MPLA, assinalando que o mesmo decorreu em observância aos princípios e às regras da democracia interna, com a ampla participação dos militantes.

O Comité Central foi informado sobre o estado de preparação do Acto Central do VIII Congresso Ordinário, de 9 a 11 de Dezembro, em Luanda, sob o lema MPLA – Por uma Angola mais desenvolvida, democrática e inclusiva, com a participação de 2.800 (dois mil e oitocentos) delegados, em representação de todas as províncias do País e dos militantes residentes no estrangeiro.

O Comité Central tomou boa nota dos esforços empreendidos com vista a garantir o cumprimento das medidas de biossegurança, recomendadas pelas autoridades sanitárias, destacando ainda as acções desenvolvidas pelo Executivo no processo de aquisição e expansão da vacinação em todo o País.

A VI Sessão Ordinária do Comité Central aprovou o Plano de Actividades e o Orçamento Geral do Partido para 2022, bem como o programa do acto político de massas, em saudação ao 65.º aniversário da fundação do MPLA, exortando a participação activa dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA.

O Comité Central reafirmou o seu indefectível apoio ao Camarada João Lourenço, tendo-o encorajado a prosseguir com o processo de reformas em curso, visando a melhoria das condições sociais e a qualidade de vida dos cidadãos.

O Comité Central saudou a realização da 2ª Edição da Bienal de Luanda, enquanto espaço de reflexão e divulgação Pan-Africano para a Cultura de Paz, uma iniciativa conjunta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a União Africana (UA) e o Executivo Angolano, com o objectivo de promover a prevenção da violência, a resolução de conflitos, o intercâmbio cultural em África e o diálogo entre gerações.

O Comité Central apelou aos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, assim como a população em geral, a participar activamente nas acções que concorrem para o êxito do Registo Eleitoral Oficioso, com elevada postura cívica e de cidadania”.