Jornal ÉME – Luanda – 27.09.24 -A Associação de Organização de Actividades e Apoio aos Necessitados (AOAAN) promoveu na quinta-feira (26), no Distrito Urbano do Ngola Kiluanje, em Luanda, uma palestra subordinada ao tema “A Cidadania e o Patriotismo no Ponto de Vista do Dr. António Agostinho Neto”.
A prelecção serviu para comemorar o 102.º aniversário do Herói Nacional e Primeiro Presidente de Angola, e contou com as presenças de membros do governo central, deputados da Assembleia Nacional, efectivos dos ministérios do Interior e da Defesa, bem como, de entidades de partido político e da sociedade civil.
Ao intervir no acto, o presidente da associação, Francisco Ambriz, destacou as qualidades de Agostinho Neto, enquanto médico, homem de letras, nacionalista, bem como, a sua entrega à causa da Pátria angolana e do Continente Africano.
Referiu que a questão da cidadania e o patriotismo do ponto de vista de Agostinho Neto, se expressa no sentimento de amor, respeito e vontade de servir à pátria, edificando a sociedade com valores e princípios que orientam os cidadãos a um comportamento adequado.
Por sua vez, a palestrante, Domingas Monte, que abordou o tópico, destacou o legado de Neto, como exemplo de unidade nacional e responsabilidade social.
A oradora enfatizou o papel crucial da juventude angolana na inspiração e transformação da sociedade para se promover uma cultura de responsabilidade e absterem se de comportamentos prejudiciais.
Texto: NJ
Fotos: DG