Jornal ÉME- Luanda – 13.06.24 – O Presidente da República, João Lourenço, manifestou (12) o interesse de Angola em aprofundar a cooperação mútua com a Rússia, assim como estreitar as relações de amizade históricas, que unem os dois países, há mais de cinco décadas.

Numa mensagem enviada ao seu homólogo, Vladimir Putin, o Presidente João Lourenço endereçou felicitações ao governo e ao povo russo, pelo Dia da Rússia, tendo reiterado, na missiva, a vontade do governo angolano em incrementar as relações bilaterais nos domínios político, diplomático, económico e tecnológico.

Segundo o Chefe de Estado, “as relações entre Angola e a Rússia apresentam perspectivas de um futuro em que podem ser aprofundadas cada vez mais, por via da implementação de projectos de cooperação mutuamente vantajosos em domínios de interesse comum”.

Recorde-se que o Presidente João Lourenço, visitou oficialmente a Rússia em 2019, onde abordou um conjunto alargado de temas com as autoridades russas, tendo, na ocasião, dado uma entrevista, onde manifestou interesse em contar com um forte investimento russo no país.

Dois anos depois, em 2021,  uma Comissão Mista Intergovernamental de Cooperação Económica, Técnico-Científica e Comercial Angola-Rússia, reuniu-se para passar em revista os acordos e protocolos de cooperação anteriormente rubricados.

O Dia da Rússia está associado aos eventos históricos do final do século 20, quando foram lançadas as bases do estado soberano russo.

A história do Dia da Rússia começa em 1990, quando o  Primeiro Congresso dos deputados do povo da República Socialista Federativa Soviética da Rússia adoptou a Declaração de Soberania Estatal, dando início ao nascimento de uma nação moderna e próspera.

Texto: NBS