Jornal ÉME – Windhoek – 28.02.2025 – O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou na manhã desta sexta-feira (28), na cidade de Windhoek, para participar nas exéquias do fundador da nação namibiana, Sam Nujoma, falecido por doença, aos 95 anos, a 08 de Fevereiro do corrente ano.

A sua chegada a República da Namíbia, o Chefe de Estado angolano e Presidente da União Africana (UA), João Lourenço, foi recebido por altos responsáveis do governo da Namíbia e pela embaixadora de Angola, Jovelina Imperial da Costa.
As cerimónias fúnebres do Primeiro Presidente namibiano após independência iniciou nesta sexta-feira no Independence Stadium, na cidade de Windhoek, e reserva vários momentos, entre os quais, elogios fúnebres, discursos de distintas entidades nacionais e internacionais, que terminará no sábado, com a deposição dos restos mortais no Túmulo dos Heróis de Acre.
Angola, que mantém relações históricas com o país vizinho, marca presença nas cerimónias fúnebres de Sam Nujoma com uma delegação de alto nível, com destaque para a delegação do MPLA, em solidariedade ao partido da SWAPO.
Texto: NJ