Jornal ÉME – Luanda – 29.10.2025 – As celebrações do Jubileu dos 50 anos da Independência de Angola esteve no centro do encontro realizado nesta quarta-feira (29), em Luanda, entre a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, e o Bispo Metropolitano de Saurimo e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba.
A audiência, que decorreu na Sede Nacional do MPLA, contou ainda com a presença do Secretário do Bureau Político para a Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, e da Chefe de Divisão do Departamento das Relações Internacionais, Amélia Gonga.

Segundo Dom José Manuel Imbamba, o encontro serviu para reforçar o convite ao MPLA para participar no Congresso Nacional da Reconciliação, uma iniciativa promovida pela CEAST.
“Achamos que todas forças vivas são necessárias, para colhermos os frutos que nós desejamos”, realçou.
O Bispo destacou o papel essencial dos partidos políticos no processo de reconciliação, sublinhando que não podem ficar à margem deste exame de consciência nacional.
“Cinquenta anos depois, é preciso uma nova abordagem política, social e cidadã, para construirmos uma Angola inclusiva — de todos e para todos”, afirmou.
Durante o encontro, a CEAST saudou os esforços de reconciliação nacional levados a cabo pelo Governo sustentado pelo MPLA. Dom Imbamba ressaltou, contudo, que a reconciliação não deve limitar-se ao campo político ou material, defendendo uma cura da memória colectiva e interior do país.
“É preciso fazermos uma introspecção pessoal, social, cultural e política, para exorcizar os nossos pesadelos e libertar a vida social”, concluiu.
Texto: JG
Fotos: DG

