Jornal ÉME – Luanda – 27.02.2025 – A província de Luanda prepara-se para realizar a maior manifestação cultural do País, o Carnaval Edição 2025, entre os dias 1 e 3 de Março, com a participação de 39 grupos, sendo 15 para classe infantil, 13 para classe A e 11 para classe B.
Este ano, esta celebração ganha um significado especial, pois coincide com o 50º aniversário da Independência Nacional, que terá como lema “Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.
Sob o lema “Carnaval Angola 50 Anos”, a 47ª edição homenageará o Dr. António Agostinho Neto, o primeiro Presidente de Angola, que em 1978, no seu discurso de 27 de Março, baptizou a festa do povo como o “Carnaval da vitória”, simbolizando as conquistas do povo angolano.
“Vamos fazer o nosso Carnaval. Não o Carnaval dos tugas, que eram só bailes. Vamos dançar o nosso Carnaval nas ruas, como fazíamos antigamente”, declarou na época o Herói da Nação Angolana.
Para este ano, o Carnaval de Luanda, terá entrada gratuita ao público, e o desfile competitivo da classe infantil no sábado, 1 de Março, da classe B no dia 2, domingo e da classe A no dia 3, a decorrer todos na nova Marginal.
Os desfiles competitivos ocorrerão na nova Marginal de Luanda, com a classe infantil a abrir o evento no sábado, 1 de Março, seguida pela classe B no domingo, 2 de Março, e a classe A no dia 3 de Março.
Além dos desfiles competitivos, no dia 4 de Março, terça-feira, serão realizados os desfiles municipais, os tradicionais “Carnavais de rua”, com desfiles em diversos pontos da cidade.
Os resultados do entrudo serão divulgados no dia 5 de Março, e a cerimónia de entrega de prémios, diplomas e troféus aos vencedores está agendada para o dia 8 de Março.
Desde a sua primeira edição em 1978, na 5ª Avenida, no Cazenga, o Carnaval de Luanda tem sido um palco de celebração e expressão cultural.
O primeiro grupo vencedor foi o União Operário Kabocomeu, do Sambizanga, que se destacou pelo uso de indumentárias e sombrinhas pretas.
O União Mundo da Ilha é o maior campeão do Carnaval de Luanda, com 14 títulos conquistados, seguido pelo União Kiela com 5 prémios, o União 10 de Dezembro com 4, a União Angola Independente e a União Sagrada Esperança com 3 troféus cada.
O Carnaval de Luanda 2025 promete ser uma celebração inesquecível da cultura angolana, da história do País e do espírito de união e alegria do povo.
Texto: NBS