Jornal ÉME – Luanda – 18.10.24 – Localizado na zona leste de Luanda, o município do Icolo e Bengo conta com uma área territorial de mil e 819 quilómetros quadrados, onde as camponesas lavram a terra com foco no fomento da economia rural, melhoria da segurança alimentar e na promoção do desenvolvimento sustentável nas comunidades agrícolas.

Nesta senda, o Secretariado Executivo Nacional da OMA, dirigida pela Secretária-Geral, Joana Tomás, participou nesta sexta-feira (18) na aldeia do Nguimbe, de uma campanha de colheita de tomate, pepino e demais hortaliças, plantadas numa área total de cinco hectares, na Fazenda “Essência de Joia”.

Na circunstância, Joana Tomás, enalteceu a determinação das mulheres na aposta da prática da agricultura familiar, que visa o incremento da produção local e diversificação das fontes de renda das famílias.

Enquadrado no Roteiro Kudima, a Secretária-Geral da OMA, acrescentou que o programa surge para dar maior visibilidade do trabalho desenvolvido pelas mulheres no campo, por constituir mais de 60 por cento da força de trabalho do sector da agricultura.

ENCONTRO COM AS AUTORIDADES TRADICIONAIS

Olhando para a importância que as autoridades tradicionais exercem no processo de educação e sensibilização das comunidades, a OMA manteve na Comuna de Cabiri, um encontro de cortesia para abordar distintas questões ligadas à mulher, com destaque para a saúde reprodutiva e planeamento familiar.

Em representação da Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, a Secretária para a Acção Social e Cidadania do Comité Nacional, Manuela Gaspar, apelou os membros da Corte, sobre a necessidade das mulheres aderirem às campanhas de registo civil, aconselhamento jurídico e nas aulas de alfabetização com objectivo de erradicar o analfabetismo no seio feminino.

APROXIMAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE ÀS COMUNIDADES

Com o propósito de levar os serviços primários de saúde de forma gratuita e com boas práticas no atendimento às populações no município, o Secretariado Executivo Nacional da OMA, promoveu uma Feira da Saúde, que decorreu sob o lema “OMA- Por uma Saúde Preventiva”.

Para dar resposta às demandas que são registadas diariamente na região, foram realizadas consultas e exames de pré-natal, pediatria, planeamento familiar, aconselhamento jurídico, enfermagem, laboratório, medicina geral, nutrição, ginecologia, ortopedia, cirurgia e administração de vacinas.

OMA RECONHECE EMPENHO DAS ANTIGAS DIRIGENTES

No âmbito do programa “Onde Anda a Minha Camarada” foram visitadas antigas dirigentes da Organização que num passado recente contribuíram de forma abnegada para o crescimento e desenvolvimento da OMA.

Texto: DN