Jornal ÉME – Luanda – 14.04.23 – O Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, lançou (13), na comuna da Funda Kilunda, município do Cacuaco, uma campanha de moralização da sociedade e apresentou os membros dos Conselhos da Juventude dos Bairros.

No acto de lançamento, que contou com a presença de centenas de jovens, Isaías Kalunga destacou a importância dos Conselhos dos Bairros, por permitir melhor identificação dos problemas dos jovens nas zonas onde residem.


“Esses jovens vão liderar os bairros do município, serão os interlocutores perante as instâncias de direito, onde farão chegar, de forma célere, as preocupações locais”, afirmou o líder juvenil.
Isaías Kalunga disse, por outro lado, que a missão dos Conselhos da Juventude dos Bairros é a recolha de todas as preocupações e inquietações que afligem as comunidades locais.

Ao responder às questões apresentadas pelos jovens, Isaías Kalunga referiu que os mesmos são transversais, isto é, estão em todo o país. “Os problemas da água potável, energia eléctrica, escolas, centros médicos, hospitais e centros de formação técnico-profissional, se encontram em todo o país”, afirmou.

“Os concelhos da juventude estão a trabalhar para a melhoria da condição de vida da juventude, pois queremos que os jovens se sintam felizes”, referiu o presidente do CNJ, apelando que os jovens sejam “mais actuantes na identificação dos problemas a nível dos bairros e nas reuniões apresentar soluções para a resolução destes”.

Para além do lançamento da campanha de moralização da sociedade e a apresentação dos Conselhos da Juventude dos Bairros, Isaías Kalunga, inaugurou também um pavilhão multiuso, um laboratório de enfermagem e uma farmácia do Instituto Técnico de Saúde Vassovava, instituição que vai formar anualmente mais de 2.500 jovens no município do Cacuaco.

Texto: JV – Edição: LG