Jornal ÉME – Luanda – 05.07.24 – O reforço da cooperação entre Angola e o Burundi no sector dos petróleos e gás, foi defendida, nesta sexta-feira (05), em Luanda, pela embaixadora da República do Burundi acreditada em Angola, durante uma audiência que lhe foi concedida pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.

Evelyne Butoy, que falava à imprensa no final do encontro, adiantou também que o seu país deseja aprofundar as relações bilaterais em vários domínios, com realce para as áreas dos transportes, saúde e educação, com vista a satisfazer os anseios das populações dos dois países.

A embaixadora, que apresentou recentemente as cartas credenciais ao Presidente da República, João Lourenço, com estatuto de não-residente, referiu que não gostaria de deixar Angola sem antes manter um encontro de cortesia com a Direcção Central do MPLA, por ser o Partido governante em Angola.

Angola e o Burundi, países membros da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), têm rubricado um acordo geral de cooperação económica, técnico-científica e cultural e, outro sobre consultas políticas e diplomáticas regulares.

A República do Burundi é um pequeno país encravado entre o Rwanda, a Norte, a Tanzânia, a Leste e a Sul, e a República Democrática do Congo (RDC), cuja capital é Bujumbura, a cidade mais populosa do país.

Texto: DN

Fotos: DG