Jornal ÉME – Luanda – 04.10.24 – Sob orientação do Presidente do MPLA, João Lourenço, a 3.ª Reunião Ordinária do Bureau Político aprovou nesta sexta-feira (04) em Luanda, os documentos relativos ao 8.⁰ Congresso Extraordinário do MPLA, a serem submetidos na próxima sessão do Comité Central do Partido.
Esta informação foi avançada pelo Secretário do Bureau Político para a Informação, Esteves Hilário, no final do encontro que decorreu no Auditório do Complexo Turístico do Futungo II.
A 3.ª Reunião Extraordinária do Comité Central do MPLA será realizada na próxima quarta-feira, dia 09 de Outubro, em que participarão os 693 membros que compõem o Órgão deliberativo máximo do Partido.
Ao ser questionado pelos jornalistas sobre possíveis candidaturas à liderança do Partido, Esteves Hilário, garantiu que o 8.⁰ Congresso Extraordinário do MPLA a ser realizado no próximo mês de Dezembro, não prevê a eleição de um novo Presidente.
O político fez saber que, o 8.⁰ Congresso Extraordinário do MPLA vai efectuar uma profunda avaliação dos 50 anos de Independência Nacional, “portanto esta é uma das matérias que vai para a discussão do congresso. Não há renovação de mandatos, nem candidaturas ao cargo de Presidente do MPLA”.
Segundo Esteves Hilario, os integrantes do Bureau Político decidiram a necessidade do surgimento de novas estruturas intermédias do Partido (comités provinciais) para as novas províncias no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) no País.
Referiu que foi apreciado os projectos de resoluções para a regularização da direcção de cinco Comités Provinciais do Partido, com a realização de conferências provinciais extraordinárias, tendo em conta as novas nomeações de governadores provinciais efetuadas pelo Titular do Poder Executivo.
Relativamente ao 9.º Congresso Ordinário da JMPLA, Esteves Hilário, avançou que o Presidente do MPLA auscultou o Bureau Político sobre as três candidaturas apresentadas pela Comissão Nacional Preparatória do conclave.
Texto: DN
Fotos: DG/AKP