Jornal ÉME – Luanda – 27.10.23 – A 4.ª Reunião Ordinária do Bureau Político, presidida pelo Presidente do MPLA, João Lourenço, efectuou (26/10) uma profunda avaliação das actividades do memorando sobre a situação socioeconómica do País, sobretudo, às questões que têm ver com a perda do poder de compra das famílias.

A informação foi prestada pela porta-voz do encontro, Maricel Capama, durante a reunião que decorreu no Auditório do Comité Central do MPLA, localizado no Complexo Turístico do Futungo II, em Luanda.
A dirigente reconheceu a situação económica e social difícil que as famílias atravessam, mas garantiu que há um compromisso “muito grande” por parte do Líder Partido e Presidente da República, assim como do Executivo, em tudo fazer para reverter o quadro actual.
“Estamos num amplo processo de diversificação da nossa economia, os conflitos que acontecem a nível internacional têm um reflexo directo nas questões económicas, logo as situações sociais também passam pelo que nós temos estado a acompanhar” esclareceu.
Maricel Capama adiantou que os membros do Bureau Político defenderam a necessidade de uma maior aposta nos sectores da agricultura familiar e produtiva, por serem canais que têm levado a alimentação à mesa dos angolanos, e não continuar a depender dos factores externos.

Durante o encontro, foram passadas igualmente em revista assuntos ligados à qualidade do ensino, os cuidados primários de saúde e a criação de empregos dirigidos a juventude que constituem prioridades do Executivo.
A reunião contou com a participação dos 101 membros que compõem o organismo permanente da Direcção do MPLA, que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do Partido.
Texto: DN
Fotos: DG