Jornal ÉME – Luanda – 20.05.2025 – O director do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo do Bengo, Rogério Paxe enfatizou, no sábado (17), em Caxito, a necessidade urgente de serem desenvolvidos programas dinâmicos para o Museu da Tentativa.

Segundo o responsável, a iniciativa visa enriquecer a experiência dos visitantes e fortalecer o papel do museu como um polo de atracção turística, um centro de transmissão cultural e um espaço privilegiado para o diálogo intercultural na região.

Rogério Paxe, que falava durante as celebrações do Dia Internacional dos Museus, defendeu a imprescindibilidade da preservação dos acervos museológicos, objetos e documentos, como um pilar fundamental para a valorização da cultura angolana.

Para o director, “cuidar dos museus é crucial, pois eles narram a nossa história. Reconhecendo a importância desta data, mobilizamos a sociedade civil e as igrejas, pois acreditamos na participação de todos na salvaguarda do nosso património cultural”.

Samuel João, membro da Associação dos Guias Turísticos de Angola (AGUITA), saudou a realização de uma campanha de sensibilização no Museu da Tentativa. Destacou a relevância da iniciativa para a manutenção e preservação da instituição, visando impulsionar a cultura na província do Bengo.

O encontro, além da campanha de limpeza no Museu da Tentativa, proporcionou um espaço de reflexão sobre os monumentos e sítios históricos do Bengo.

O museu, único de referência na província, despertou o interesse de jovens de diversas instituições da sociedade civil, incluindo associações juvenis, religiosas e turísticas.

Texto: JG